Salvador: Moradores querem sistema de esgotamento e regularização de abastecimento em Geraldo Brasil
18 de Novembro de 2022 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
A comunidade de Geraldo Brasil, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, cobra da Embasa e dos poderes públicos a construção de um esgotamento sanitário e regularização do sistema de abastecimento de água
Essa demanda foi intermediada pelo vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT), que se reuniu com a direção da empresa estatal e moradores da comunidade para tratar do assunto nesta quinta-feira (17). De acordo com o edil petista, a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) vai contribuir para a redução das doenças e, consequentemente, para o aumento da expectativa e qualidade de vida da população, assim como para a preservação do meio ambiente.
“Nosso mandato foi procurado pela associação de moradores da região para intermediar a situação com a Embasa e com a prefeitura e o governo estadual. Existe uma petição e um abaixo-assinado sobre a situação. Conforme os moradores, a situação é degradante. Eles sofrem com a falta de água e, ainda, quando a água desce é fraca e tem pessoas que tapam a tubulação para se beneficiarem primeiro do recurso hídrico. Os moradores da parte baixa da comunidade sofrem muito. É necessária uma intervenção urgente para realizar o abastecimento correto de água e o saneamento básico, afinal, são premissas constitucionais”, frisa Suíca ao lado dos moradores após a reunião na capital baiana.
Em documento, os residentes reafirmam que saneamento básico é um direito de todo cidadão assegurado na Lei 11.445/2007, alterada pela Lei 14.026/2020, “sendo a falta de acesso a esse serviço um atentado aos direitos e à dignidade humana”. Os moradores de Geraldo Brasil apontam que a localidade sofre há anos com o despejo irregular dos seus esgotos. “Esse problema ocasiona diversos impactos à saúde da população, assim como ao meio ambiente, precisamos que a água potável chegue até as dezenas de famílias que moram na localidade. Por isso pedimos apoio das autoridades para que a situação seja urgentemente pautada”, aponta documento dos moradores.
Foto: Ascom do vereador Luiz Carlos Suíca
Comentários
Outras Notícias
Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026
08 de Junho de 2026Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |
Impugnação apresentada pelo SindilimpBA coloca em xeque participação de cooperativas em contrato de limpeza pública em Barra do Rocha
08 de Junho de 2026SindilimpBA pede que edital em Barra do Rocha seja refeito | FOTO: Divulgação/Freepik |
Confederação da Saúde aciona STF contra regras sobre riscos psicossociais no trabalho
08 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Cachês do São João 2026 reacendem debate após artistas registrarem aumentos superiores a R$ 100 mil
08 de Junho de 2026Foto: André Carvalho (BN) / Instagram da @eduardocosta e @osmenotti
MPF e MP-BA fecham acordo para ampliar fiscalização ambiental da Ponte Salvador-Itaparica
08 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Ator que interpreta Pelé em série da Netflix acredita que produção pode reacender orgulho do brasileiro pelo país
08 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023