Pacientes denunciam falta de anestesistas no Hospital Geral Roberto Santos; unidade nega desassistência
06 de Dezembro de 2022 - Redação Pernambués agora
A direção do Hospital Geral Roberto Santos divulgou nota em que não falou sobre o caso de Laura, mas afirmou que a escala dos profissionais da especialidade não opera com quadro completo. A unidade de saúde negou desassistência de profissionais.
Foto: Divulgação / Hospital Geral Roberto Santos
Pacientes denunciaram a falta de anestesistas no Hospital Geral Roberto Santos, umas das principais unidades públicas de Salvador. A situação afeta a situação da pequena Laura Santos, de um ano, que está internada nas Obras Irmã Dulce (Osid) com um tumor na laringe e precisa ser regulada à unidade para ser submetida a uma cirurgia.
A direção do Hospital Geral Roberto Santos divulgou nota em que não falou sobre o caso de Laura, mas afirmou que a escala dos profissionais da especialidade não opera com quadro completo. A unidade de saúde negou desassistência de profissionais.
Segundo o Hospital Roberto Santos, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) trabalha para ampliar o número de anestesistas na unidade.
Sobre a remarcação de cirurgias, a unidade informou que a suspensão dos procedimentos podem ser feitas pela necessidade de priorizar casos de maiores urgências, estado de saúde do paciente ou reservas de leitos.
Segundo a mãe de Laura Santos, Mônica Santos, a bebê foi diagnosticada com o tumor na laringe há cerca de quatro meses. A situação é grave por causa da idade da paciente.
"Ela se encontra intubada, correndo risco de morte, porque esse tumor expandiu. Ela está com um líquido na cabeça, que está jorrando pelo nariz", contou Mônica Santos.
De acordo com Mônica Santos, a informação de que a bebê não pode ser regulada por falta de anestesistas no Roberto Santos foi passada por funcionários da Osid.
"É preocupante, porque enquanto não surgir essa vaga no Roberto Santos, para fazer a cirurgia, ela corre risco".
Na última semana, Laura foi regulada para o Hospital Municipal de Salvador, onde médicos fizeram uma análise do tamanho do tumor. Depois, foi levada para o Hospital do Subúrbio, onde seria feita uma drenagem na cabeça.
O procedimento não foi feito, porque havia crianças com Covid-19 na enfermaria da unidade. Os funcionários do Hospital do Subúrbio entenderam que não havia necessidade de arriscar a infecção da bebê para fazer a drenagem.
Com isso, Laura voltou para as Obras Sociais Irmã Dulce, onde aguarda a regulação para o Roberto Santos.
Comentários
Outras Notícias
Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / EC Bahia
Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS
19 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Freepik
Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS
19 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023