Saúde

Vacina bivalente contra Covid-19 será ofertada a idosos com 60 anos ou mais em Salvador

06 de Março de 2023 - G1 Bahia
[Vacina bivalente contra Covid-19 será ofertada a idosos com 60 anos ou mais em Salvador]

O imunizante, que contém cepas atualizadas e protege contra as variantes do coronavírus, como a Ômicron, começou a ser aplicado na capital baiana no dia 27 de fevereiro.

FOTO: Divulgação

Começa na segunda-feira (6), em Salvador, a vacinação para idosos com 60 anos ou mais com a Pfizer Bivalente. O imunizante, que contém cepas atualizadas e protege contra as variantes do coronavírus, como a Ômicron, começou a ser aplicado na capital baiana no dia 27 de fevereiro.

Por meio de nota, a Prefeitura de Salvador informou que, para receber o reforço, é preciso ter tomado, no mínimo, duas doses da vacina e ter recebido a última há, pelo menos, quatro meses.

No total, são 246.984 pessoas entre 60 e 69 anos residentes na capital baiana habilitados para bivalente.

Desde que foi iniciada em Salvador, a estratégia da vacinação com a bivalente imunizou mais de 15 mil pessoas no município. A inclusão do novo público elegível está prevista no calendário de imunização do Ministério da Saúde.

De acordo com a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, serão montadas estruturas com pontos de vacinação em todas as regiões da cidade.

"Graças a vacinação, seguimos com a situação epidemiológica estável em nossa capital e a oferta do imunizante que tem eficácia maior para outras variantes da doença é mais uma alternativa para seguimos com a contingência das ocorrências em Salvador”, explicou.

Além dos idosos com 60 anos ou mais, seguem habilitados para bivalente:

a população vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos
trabalhadores das (ILP)
imunocomprometidos (mediante apresentação de laudo médico)
comunidades quilombolas
O esquema com os locais de vacinação destinados para cada público será divulgado posteriormente pela prefeitura da capital.

Comentários

Outras Notícias

[Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico]
Saúde

Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico

09 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Shutterstock

[Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados]
Saúde

Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados

09 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Agência Brasil

[Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste]
Saúde

Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste

09 de Março de 2026

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

[Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia]
Esportes

Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia

09 de Março de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime]
Justiça

Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime

08 de Março de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

[“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula]
Política

“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula

08 de Março de 2026

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil