Equipamento auxilia na identificação de novas drogas sintéticas na Bahia
06 de Abril de 2023 - Redação Pernambués agora
O Departamento de Polícia Técnica da Bahia recebeu um novo equipamento Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR) para identificação de substâncias químicas.
FOTO: Divulgação/DPT
A nova aquisição conta com uma biblioteca de mais de 30 mil substâncias e vai auxiliar na identificação das drogas sintéticas.
"Essa era uma demanda antiga, os métodos de análises exigem a utilização de duas técnicas analíticas com princípios físico-químicos diferentes para confirmação dos resultados, e nós só tínhamos uma", afirmou a perita criminal Celinalva Oliveira, coordenadora de análise instrumental do Laboratório Central de Polícia Técnica (LCPT), ao explicar que antes, esta validação era realizada em laboratórios de outras instituições parceiras.
O equipamento, além de não destruir as amostras, realiza uma análise em 30 segundos, garantindo maior rapidez nos resultados. Foi adquirido em 2022, com investimentos de 370 mil reais, do Fundo Estadual da Segurança Pública, e agora, depois de instalado, ocorre a capacitação da equipe.
Comentários
Outras Notícias
Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026
08 de Junho de 2026Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |
Impugnação apresentada pelo SindilimpBA coloca em xeque participação de cooperativas em contrato de limpeza pública em Barra do Rocha
08 de Junho de 2026SindilimpBA pede que edital em Barra do Rocha seja refeito | FOTO: Divulgação/Freepik |
Confederação da Saúde aciona STF contra regras sobre riscos psicossociais no trabalho
08 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Cachês do São João 2026 reacendem debate após artistas registrarem aumentos superiores a R$ 100 mil
08 de Junho de 2026Foto: André Carvalho (BN) / Instagram da @eduardocosta e @osmenotti
MPF e MP-BA fecham acordo para ampliar fiscalização ambiental da Ponte Salvador-Itaparica
08 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Ator que interpreta Pelé em série da Netflix acredita que produção pode reacender orgulho do brasileiro pelo país
08 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023