Saúde

CCJ aprova projeto de Suíca que obriga prédios, casas e comércios a terem sistema de descarte de agulhas e materiais perfurocortantes

25 de Agosto de 2023 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
[CCJ aprova projeto de Suíca que obriga prédios, casas e comércios a terem sistema de descarte de agulhas e materiais perfurocortantes]

O vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca conseguiu a aprovação em comissões de importante projeto para garis e margaridas

Atendendo a categoria que representa na Câmara de Salvador, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) conseguiu a aprovação nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Finanças de um projeto que vai melhorar a atuação dos garis e margaridas que atuam cotidianamente na limpeza da cidade. A peça aprovada nesta quarta-feira (23) obriga edificações privadas, comerciais ou residenciais multifamiliares a manterem sistema adequado de descarte de agulhas hipodérmicas e materiais perfurocortantes. A intenção, segundo o edil petista, é evitar que os profissionais de limpeza urbana tenham ferimentos, infecções ou contaminações por causa desses objetos, quando descartados de forma irregular. Suíca também sugere que todos os cidadãos ajudem a evitar o descarte de tudo o que for cortante, que possa afetar o trabalho de limpeza urbana dos profissionais.

“Vai ajudar na segurança do trabalho. É preciso ter um local adequado, com recipientes especiais para o descarte correto desse material cortante. O descarte inadequado no lixo comum pode trazer consequências graves para a saúde de quem trabalha diretamente com a coleta. O risco é maior quando se considera que, além dos hospitais, outros estabelecimentos podem ser fontes geradoras desse tipo de resíduo, como os estúdios de tatuagem, distribuidores de produtos farmacêuticos, clínicas de acupuntura e residências. Até mesmo um ambiente doméstico pode gerar lixo que não deve ser considerado comum, como as agulhas e seringas, além de lâminas, vidros e outros materiais que possam causar acidentes”, explica o edil.

A situação do descarte irregular fica ainda mais perigosa quando há risco de contaminação dos trabalhadores. Segundo a coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello, muitos portadores de diabetes fazem o uso de medicamentos injetáveis e monitoramento da glicemia em casa, gerando resíduos perfurocortantes, biológicos e químicos, que não devem ser descartados nos sacos de lixo comum. “Uma alternativa seria armazenar em embalagens rígidas, como por exemplo, garrafas pets e levar ao posto de saúde do bairro, para a devida destinação”, sintetiza Ana Angélica Rabello. Ela explica que pelo projeto aprovado na CCJ, é a prefeitura que vai fiscalizar e disciplinar o recolhimento desses materiais. 

De acordo com o projeto, os recipientes devem ser substituídos semanalmente ou quando o nível de preenchimento estiver a cinco centímetros de distância da abertura, ou de acordo com as instruções do fabricante, sendo proibido seu esvaziamento manual e seu reaproveitamento. Deverão ser afixados cartazes nas edificações privadas, comerciais ou residenciais multifamiliares, em local de fácil visibilidade, informando sobre a existência da coleta seletiva do material e quais os materiais que devem ser descartados no local. A peça prevê multa que será calculada em função da quantidade e da exposição ao perigo ocasionado pelo descarte irregular dos materiais.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches]
Política

Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches

17 de Janeiro de 2026

De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.

[SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho]
Bahia

SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho

16 de Janeiro de 2026

A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba

[Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana]
Bahia

Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana

16 de Janeiro de 2026

Ao lado de apoiadores, sindicalistas e membros de movimentos sociais, o pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) fez o trajeto completo da tradicional Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15) em Salvador.

[Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda]
Saúde

Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda

15 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia]
Saúde

Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia

15 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta]
Bahia

Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta

15 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil