Saúde

Salvador sedia seminário sobre Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência

26 de Junho de 2024 - Ascom/SJDH
[Salvador sedia seminário sobre Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência]

Salvador sedia seminário sobre Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência / Foto SECOM

Debater e aprimorar a proposta de implementação do Sistema Nacional Unificado da Deficiência (Sisnadef) na Bahia, a partir da ‘Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência’, é o objetivo do seminário que reunirá gestores públicos, especialistas e movimentos sociais de luta por direitos em Salvador. O encontro acontece no dia 03 de julho, a partir das 8h30, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

O evento é uma realização da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC), Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e  Sesab, com apoio do Banco Mundial. A programação inclui debates sobre legislação e garantias fundamentais das pessoas com deficiência, políticas públicas destinadas a este grupo prioritário, bem como palestras que apresentam panoramas estatísticos e discussões sobre os contextos e desafios da pauta. 

Avaliação Biopsicossocial

A Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência é uma das ações estruturantes do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver sem Limite, lançado pelo governo federal em novembro de 2023. O Governo da Bahia aderiu ao programa em abril deste ano, durante a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“Por definição, a avaliação biopsicossocial tem como objetivo verificar e avaliar os direitos de pessoas com deficiência, de forma a identificar, individualmente, de que modo ela desabilita ou prejudica a autonomia plena na vida cotidiana e profissional”, explica o Governo Federal. 

Biopsicossocial é um conceito que une três grandes esferas da vida humana. Enquanto ‘bio’ se refere ao aspecto biológico da existência, portanto às condições fisiológicas e à saúde física; ‘psico’, faz alusão às particularidades psicológicas, ou seja, às emoções, sentimentos e apreensões de alguém sobre o mundo e os outros ao seu redor; e ‘social’ vem nesta compreensão para indicar as conexões do indivíduo com a sociedade, com o seu cotidiano e marcadores sociais, as instituições, enfim, trata das vivências do cidadão e da cidadã no espaço público, a partir do contexto histórico, social, político, econômico e cultural que o cerca.

Manhã

A abertura oficial está marcada para às 8h30, com a presença de autoridades estaduais e nacionais. Em seguida, uma série de palestras e discussões iniciará com uma contextualização da iniciativa. Às 10h10, será discutida a ‘Política Nacional de Cuidados’, seu marco conceitual e o ‘Plano Nacional de Cuidados’, seguido pelo planejamento das reuniões técnicas para a implementação-piloto no estado da Bahia e o papel do Banco Mundial nesse processo.

O cronograma de reuniões técnicas, que ocorrerão até o dia 05/06, na Faculdade Santa Casa, será detalhado, antecedendo os informes sobre as atividades vespertinas. o turno da manhã se encerra com um diálogo sobre a capacidade institucional do Estado da Bahia e a apresentação dos dados sociodemográficos da população com deficiência, além de um panorama da rede estadual de atenção à saúde, assistência social e educação.

Tarde

Após o intervalo para almoço, as atividades recomeçam às 14h, com uma discussão sobre as políticas públicas para a pessoa com deficiência e a avaliação biopsicossocial, bem como a Política Nacional de Cuidados e seu impacto na vida das pessoas com deficiência.

O evento contará ainda com dois debates, às 15h45 e às 16h, proporcionando uma plataforma para que pessoas com deficiência, representantes de entidades e a sociedade civil discutam as temáticas e políticas públicas pertinentes à deficiência no estado da Bahia.

Inscrições 

A inscrição para o Seminário deve ser feita através de preenchimento de formulário. 

SERVIÇO:

O QUE - Seminário ‘Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência’

ONDE - Auditório da Sesab, Centro Administrativo da Bahia - CAB

QUANDO - 03/07/2024, às 8h30

Comentários

Outras Notícias

[Impugnação apresentada pelo SindilimpBA coloca em xeque participação de cooperativas em contrato de limpeza pública em Barra do Rocha]
Economia

Impugnação apresentada pelo SindilimpBA coloca em xeque participação de cooperativas em contrato de limpeza pública em Barra do Rocha

08 de Junho de 2026

SindilimpBA pede que edital em Barra do Rocha seja refeito | FOTO: Divulgação/Freepik |

[Confederação da Saúde aciona STF contra regras sobre riscos psicossociais no trabalho]
Saúde

Confederação da Saúde aciona STF contra regras sobre riscos psicossociais no trabalho

08 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[Cachês do São João 2026 reacendem debate após artistas registrarem aumentos superiores a R$ 100 mil]
Bahia

Cachês do São João 2026 reacendem debate após artistas registrarem aumentos superiores a R$ 100 mil

08 de Junho de 2026

Foto: André Carvalho (BN) / Instagram da @eduardocosta e @osmenotti

[MPF e MP-BA fecham acordo para ampliar fiscalização ambiental da Ponte Salvador-Itaparica]
Bahia

MPF e MP-BA fecham acordo para ampliar fiscalização ambiental da Ponte Salvador-Itaparica

08 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[Ator que interpreta Pelé em série da Netflix acredita que produção pode reacender orgulho do brasileiro pelo país]
Fofoca

Ator que interpreta Pelé em série da Netflix acredita que produção pode reacender orgulho do brasileiro pelo país

08 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

[Crise no Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães se agrava com paralisação médica e rescisão contratual anunciada pela Sesab]
Saúde

Crise no Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães se agrava com paralisação médica e rescisão contratual anunciada pela Sesab

06 de Junho de 2026

Hospital em Porto Seguro tem atividades médicas paralisadas | FOTO: Divulgação |