Plataforma lançada pelo Ministério da Saúde vai acompanhar estoque de vacinas no Brasil
29 de Novembro de 2024 - Redação Pernambués agora
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O Ministério da Saúde introduziu uma nova ferramenta digital para monitorar os estoques de vacinas no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. A plataforma de monitoramento tem como objetivo aprimorar o controle de vacinas, especialmente após a escassez de doses em diversos estados do país.
A plataforma, que ainda não está disponível ao público, visa fornecer transparência sobre a distribuição e os estoques de vacinas, como a BCG, hepatite B, poliomielite e tríplice viral. Segundo informações do Ministério, a falta dessas vacinas é resultado de estoques que foram herdados do governo anterior de Jair Bolsonaro. Em 2023, 21,5 milhões de vacinas estavam prestes a vencer, com destaque para as vacinas meningocócica C, varicela, febre amarela e DTP.
A ministra Nísia Trindade tranquilizou a população, afirmando que não há um desabastecimento generalizado de vacinas no Brasil. “O que houve foi um estoque com prazo de validade próximo ao vencimento, o que é normal em qualquer sistema de saúde. O fato de termos realizado o 'dia D' de vacinação demonstra que o sistema está funcionando corretamente", ressaltou a ministra.
Comentários
Outras Notícias
Filhos de Erasmo Carlos pedem investigação sobre transferências bancárias realizadas após morte do cantor
31 de Agosto de 2026Foto: TV Globo
Salvador não aparece nas primeiras datas da turnê que celebrará os 85 anos de Ney Matogrosso
31 de Agosto de 2026Foto: David LaChapelle
Anvisa autoriza novo medicamento para pacientes com câncer do sistema linfático
31 de Agosto de 2026Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Novo medicamento contra a insônia com menor potencial de dependência deve chegar ao Brasil ainda este ano
31 de Agosto de 2026Foto ilustrativa feita com uso de I.A.: Reprodução / Gemini
Região Sul tem risco de temporal e granizo; outras regiões têm calor
30 de Agosto de 2026Foto: Agência Brasil
Congresso vota nesta semana fim da escala 6x1 e "taxa das blusinhas"
30 de Agosto de 2026Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023