Diagnóstico de Alzheimer por saliva avança com novo protocolo
28 de Janeiro de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Uma pesquisa internacional interdisciplinar desenvolveu diretrizes para a coleta de saliva, voltadas à identificação de biomarcadores do Alzheimer. Esse método, não invasivo, pode permitir o diagnóstico precoce, antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas.
Os exames atuais de líquidos corporais detectam placas amiloides apenas quando já instaladas no cérebro. A maioria dos diagnósticos ainda é baseada em relatos clínicos de pacientes, como esquecimentos frequentes.
Gustavo Alves, único pesquisador latino-americano do estudo, reforça que o trabalho é uma etapa "pré-analítica", que determina o tratamento da saliva antes da análise. "É um passo significativo. Buscamos validar o método para oferecer uma triagem acessível e eficiente", explicou.
Embora ainda em validação, os avanços são promissores para tornar o exame de saliva uma ferramenta acessível, com baixo custo e fácil coleta, especialmente em regiões com menos infraestrutura.
A proposta não substitui outros exames, mas facilita triagens rápidas, promovendo diagnósticos precoces e tratamentos oportunos.
Comentários
Outras Notícias
Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia
Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução/BBC
Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”
19 de Junho de 2026Foto: Patrick T. Fallon / AFP
Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho
19 de Junho de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia
18 de Junho de 2026Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.
Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos
18 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023