Saúde

Bahia inaugura primeiro hospital público dedicado a cuidados paliativos no Brasil

03 de Fevereiro de 2025 - Redação Pernambués agora
[Bahia inaugura primeiro hospital público dedicado a cuidados paliativos no Brasil]

Foto: Devid Santana | BNews

O Brasil recebeu nesta sexta-feira (31) seu primeiro hospital público especializado em cuidados paliativos. O Hospital Estadual Mont Serrat, inaugurado pelo Governo da Bahia, está localizado em Salvador em um prédio histórico de 1853 e tem como missão proporcionar atendimento humanizado a pacientes com doenças graves e crônicas.

A abertura da unidade acompanha a recente implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos, lançada pelo Ministério da Saúde em maio de 2024. O plano prevê a credenciação de 1,3 mil equipes e um investimento anual de R$ 887 milhões para ampliar o atendimento humanizado no país.

“É uma honra entregar o primeiro hospital público de cuidados paliativos do Brasil. Espero que essa iniciativa sirva de exemplo para outros estados”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues na cerimônia de inauguração.

O hospital recebeu um investimento de R$ 66 milhões para sua requalificação, contando com 70 leitos, ambulatórios especializados, serviços de bioimagem e laboratório, além de estrutura para telemedicina e pesquisa.

A gestão ficará sob responsabilidade das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), instituição reconhecida pelo compromisso com a assistência humanizada. “Confiar a administração à Osid é garantir qualidade técnica e acolhimento humanizado, seguindo os valores de Santa Dulce dos Pobres”, afirmou a secretária da Saúde, Roberta Santana.

A unidade contará com 435 profissionais, incluindo 41 médicos especializados, e oferecerá atendimento em cardiologia, pneumologia, psiquiatria, nutrologia e neurologia, além de suporte psicológico e terapia da dor.

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias