Saúde

Bahia registra aumento de 1.105% em processos por erro médico entre 2023 e 2024

25 de Fevereiro de 2025 - Redação Pernambués agora
[Bahia registra aumento de 1.105% em processos por erro médico entre 2023 e 2024]

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As ações judiciais relacionadas a erro médico cresceram expressivamente na Bahia entre 2023 e 2024. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o número de processos no estado aumentou 1.105%, atingindo 7.658 ações, sendo 5.591 contra a rede privada.

Em nível nacional, o crescimento foi de 506%, evidenciando um movimento de maior busca por reparação jurídica. Na Bahia, os números indicam ainda 12.558 casos pendentes de julgamento e 2.804 processos já analisados.

Para a advogada Manoella Galvão, especialista em Direito Médico, esse aumento reflete uma maior conscientização da população sobre seus direitos. Além disso, destaca-se que os pacientes da rede privada tendem a judicializar mais os atendimentos, por se sentirem mais amparados legalmente.

Os principais erros apontados nos processos incluem omissão de informações, falhas em cirurgias e diagnósticos tardios, que podem agravar a condição dos pacientes. O advogado Eurico Vitor alerta que esse cenário pode se intensificar nos próximos anos, impulsionado pelo aumento do número de faculdades de medicina e a falta de fiscalização rigorosa na formação profissional.
 

Comentários

Outras Notícias

[Davi Brito anuncia divulgação para empresas com valores a partir de R$ 500]
Fofoca

Davi Brito anuncia divulgação para empresas com valores a partir de R$ 500

21 de Outubro de 2026

Foto: Instagram

[Anvisa determina apreensão de tirzepatida e retatrutida vendidas sem registro]
Saúde

Anvisa determina apreensão de tirzepatida e retatrutida vendidas sem registro

21 de Outubro de 2026

Foto: Caroline Morais/Ministério da Saúde

[Lente experimental analisa lágrimas para acompanhar sinais associados ao estresse]
Saúde

Lente experimental analisa lágrimas para acompanhar sinais associados ao estresse

21 de Outubro de 2026

Foto: [crédito não informado no material original]

[Morte de Maradona: advogado do filho mais novo pede penas de até 16 anos para profissionais de saúde]
Fofoca

Morte de Maradona: advogado do filho mais novo pede penas de até 16 anos para profissionais de saúde

21 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução / Eltrece TV

[Com caminhadas e diálogo com a população, SindilimpBA reforça apoio a Lula e à valorização da limpeza urbana]
Política

Com caminhadas e diálogo com a população, SindilimpBA reforça apoio a Lula e à valorização da limpeza urbana

21 de Outubro de 2026

Equipes do SindilimpBA intensificam diálogo político nas ruas de Salvador e cidades do interior da Bahia | FOTO: Divulgação |

[Com 29 dedos, gato dos Estados Unidos conquista recorde no Guinness]
Mundo

Com 29 dedos, gato dos Estados Unidos conquista recorde no Guinness

20 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução/Blue Northern Maine Coons