Saúde

Farmácia Popular amplia distribuição gratuita de medicamentos essenciais

25 de Fevereiro de 2025 - Redação Pernambués agora
[Farmácia Popular amplia distribuição gratuita de medicamentos essenciais]

Foto: Divulgação/AGU

Desde sexta-feira (14), todos os medicamentos e insumos do Programa Farmácia Popular passaram a ser disponibilizados gratuitamente para a população. A novidade, anunciada pelo Ministério da Saúde, inclui a oferta do medicamento dapagliflozina 10mg, indicado para diabetes tipo 2 associada a doenças cardiovasculares, além de fraldas geriátricas para idosos com incontinência.

Criado em 2004, o programa é referência no acesso a medicamentos essenciais. Com a nova ampliação, a expectativa é atender mais brasileiros, especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade e comunidades indígenas, que agora podem retirar os produtos sem necessidade de CPF.

A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, celebrou a medida, destacando que a iniciativa fortalece o compromisso do governo federal com a saúde pública. “A ampliação da Farmácia Popular reforça a preocupação com os mais vulneráveis, garantindo acesso a tratamentos fundamentais e mais qualidade de vida”, afirmou.

Atualmente, a Bahia conta com 1.237 farmácias credenciadas em 365 municípios, número que vem crescendo desde a reativação do programa em 2023. A meta é alcançar 100% das cidades baianas.

Além dos novos medicamentos, o programa mantém a distribuição gratuita de remédios para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, glaucoma, entre outras condições, além de absorventes pelo Programa Dignidade Menstrual.

Comentários

Outras Notícias

[Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador]
Saúde

Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia

[Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas]
Esportes

Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução/BBC

[Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”]
Esportes

Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”

19 de Junho de 2026

Foto: Patrick T. Fallon / AFP

[Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho]
Bahia

Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho

19 de Junho de 2026

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]
Artigos

Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia

18 de Junho de 2026

Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.

[Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]
Bahia

Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos

18 de Junho de 2026

Foto: Divulgação