Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos
27 de Fevereiro de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de 47 pomadas para modelar ou fixar cabelos nesta segunda-feira (24). Segundo a agência, essa ação é parte de uma estratégia para garantir a segurança dos produtos. A proibição entra em vigor imediatamente e os produtos não poderão mais ser comercializados.
Conforme a Anvisa, essa decisão visa reforçar as ações de verificação da conformidade das pomadas para modelar ou fixar cabelos. Os produtos foram considerados inadequados em relação às exigências estabelecidas na resolução 814 de 2023, uma vez que as marcas não apresentaram diversas obrigações do Sistema de Automação de Registro de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. Entre essas exigências está a declaração da empresa responsável, que atesta a segurança do produto, segundo a Anvisa.
A agência alertou que o uso de pomadas irregulares ou inadequadas pode ocasionar efeitos colaterais como cegueira temporária (perda temporária da visão), ardência intensa nos olhos, lacrimejamento excessivo, coceira, vermelhidão ocular, inchaço e dor de cabeça.
Comentários
Outras Notícias
Kit Harington assume papel de Gilderoy Lockhart após saída de Nicholas Hoult da série “Harry Potter”
27 de Agosto de 2026Foto: Divulgação
Claudia Leitte divulga faixa do novo álbum de Anitta e provoca repercussão nas redes
27 de Agosto de 2026Foto: Instagram
STJ confirma indenização de R$ 20 mil contra Danilo Gentili por ataques gordofóbicos a Sâmia Bomfim
27 de Agosto de 2026Foto: SBT
Ator questiona Marvel após cancelamentos de produções protagonizadas por artistas negros
27 de Agosto de 2026Foto: Disney+
Avaliação genética antes da gravidez ajuda a identificar riscos de doenças hereditárias
26 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/Adobe Stock
Concorrência entre farmacêuticas impulsiona redução nos preços das canetas emagrecedoras
26 de Agosto de 2026Foto: Divulgação/Anvisa
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023