Saúde

Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia

27 de Fevereiro de 2025 - Redação Pernambués agora
[Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia]

Foto: Divulgação Sesab

O acordo entre o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), e o Banco de Olhos da Bahia alcançou, apenas no primeiro mês, a marca de 13 doações de córneas. A iniciativa tem como objetivo diminuir o tempo de espera dos pacientes que aguardam por transplantes.

Desde o início da parceria, foram registradas cinco doações em janeiro e outras oito em fevereiro. A colaboração entre as equipes tem sido conduzida com respeito e sensibilização, assegurando que o desejo das famílias seja valorizado e a dignidade dos doadores seja mantida.

Para a diretora do SVO, Ita de Cássia Aguiar, os resultados refletem a força dessa colaboração. “Os números demonstram o empenho do SVO, do Banco de Olhos e, principalmente, a generosidade das famílias que optam por doar. Neste período, 17 casos atenderam aos critérios para doação, com apenas duas famílias recusando por motivos religiosos, e outros dois casos não foram viáveis por questões técnicas”, explica.

A coordenadora da equipe de captação do Banco de Olhos, Mirela Andrade de Jesus, ressalta o impacto positivo da parceria. “Cada doação representa uma nova chance para quem está na fila do transplante, oferecendo não apenas a possibilidade de recuperar a visão, mas também uma melhora na qualidade de vida e a esperança de um futuro renovado”, enfatiza.

ESPERA POR UM TRANSPLANTE Dados do Sistema Estadual de Transplantes indicam que mais de 1.729 pessoas estão na fila aguardando transplante de córnea na Bahia. Inserido na área de vigilância em saúde, o SVO, que faz parte da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), desempenha um papel estratégico na ampliação das doações.

Comentários

Outras Notícias

[Projeto propõe reconhecer o hip-hop como patrimônio cultural imaterial de Salvador]
Cultura

Projeto propõe reconhecer o hip-hop como patrimônio cultural imaterial de Salvador

13 de Agosto de 2026

Foto: Arquivo/Batalha da Torre

[Após vazamento de dados pessoais, Mara Maravilha registra boletim de ocorrência]
Fofoca

Após vazamento de dados pessoais, Mara Maravilha registra boletim de ocorrência

13 de Agosto de 2026

Foto: Instagram/TV Globo

[Ana Carolina leva turnê comemorativa “25 Anas” à Praia do Forte em setembro]
Bahia

Ana Carolina leva turnê comemorativa “25 Anas” à Praia do Forte em setembro

13 de Agosto de 2026

Foto: Rafael Strabelli

[Anvisa autoriza farmácias regularizadas a vender medicamentos pela Shopee]
Saúde

Anvisa autoriza farmácias regularizadas a vender medicamentos pela Shopee

13 de Agosto de 2026

Foto: Agência Brasil

[Hospital do Recôncavo registra três nascimentos empelicados em um único dia]
Saúde

Hospital do Recôncavo registra três nascimentos empelicados em um único dia

12 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

[SUS passa a oferecer teste para detecção precoce do câncer colorretal]
Saúde

SUS passa a oferecer teste para detecção precoce do câncer colorretal

12 de Agosto de 2026

Foto: Agência Brasil