Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia
27 de Fevereiro de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Divulgação Sesab
O acordo entre o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), e o Banco de Olhos da Bahia alcançou, apenas no primeiro mês, a marca de 13 doações de córneas. A iniciativa tem como objetivo diminuir o tempo de espera dos pacientes que aguardam por transplantes.
Desde o início da parceria, foram registradas cinco doações em janeiro e outras oito em fevereiro. A colaboração entre as equipes tem sido conduzida com respeito e sensibilização, assegurando que o desejo das famílias seja valorizado e a dignidade dos doadores seja mantida.
Para a diretora do SVO, Ita de Cássia Aguiar, os resultados refletem a força dessa colaboração. “Os números demonstram o empenho do SVO, do Banco de Olhos e, principalmente, a generosidade das famílias que optam por doar. Neste período, 17 casos atenderam aos critérios para doação, com apenas duas famílias recusando por motivos religiosos, e outros dois casos não foram viáveis por questões técnicas”, explica.
A coordenadora da equipe de captação do Banco de Olhos, Mirela Andrade de Jesus, ressalta o impacto positivo da parceria. “Cada doação representa uma nova chance para quem está na fila do transplante, oferecendo não apenas a possibilidade de recuperar a visão, mas também uma melhora na qualidade de vida e a esperança de um futuro renovado”, enfatiza.
ESPERA POR UM TRANSPLANTE Dados do Sistema Estadual de Transplantes indicam que mais de 1.729 pessoas estão na fila aguardando transplante de córnea na Bahia. Inserido na área de vigilância em saúde, o SVO, que faz parte da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), desempenha um papel estratégico na ampliação das doações.
Comentários
Outras Notícias
Senado aprova projeto que endurece penas para crimes sexuais contra vulneráveis; texto segue para sanção
14 de Novembro de 2025Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil.
Mercado Iaô realiza edição especial com Cortejo Afro, Majur, Sambaiana e Márcia Short neste domingo
14 de Novembro de 2025Foto: Divulgação | Caio Lírio.
Lei sancionada em Salvador obriga cinemas a começarem filmes no horário divulgado
14 de Novembro de 2025Foto: Divulgação.
Setor de Enfermagem cresce e amplia número de postos de trabalho em todas as áreas de atendimento no Brasil
14 de Novembro de 2025Foto: Pedro Ventura / Agência Brasília / Divulgação
Roberto Carlos fará show gratuito em Salvador no Natal Luz 2025
13 de Novembro de 2025Foto: TV Globo
Justiça decreta falência da Oi e alerta para impacto em contratos públicos na Bahia
13 de Novembro de 2025Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023