Saúde

Rotatividade de médicos na Atenção Básica atinge regiões mais carentes e preocupa especialistas

11 de Junho de 2025 - Redação Pernambués agora
[Rotatividade de médicos na Atenção Básica atinge regiões mais carentes e preocupa especialistas]

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (2) revelou que a rotatividade de médicos na Atenção Primária à Saúde (APS) chegou a 33,9% entre os anos de 2022 e 2024. A saída frequente de profissionais se concentra, especialmente, em estados com menor PIB per capita, como Maranhão e Paraíba.
Em contrapartida, unidades da federação com maior desenvolvimento econômico, como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, apresentam menores índices de evasão médica. A pesquisa foi conduzida pela organização Umane em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da FGV, e está disponível no Observatório da Saúde Pública.
De acordo com Marcella Abunahman, médica de família e comunidade e uma das responsáveis pela análise, a instabilidade no quadro médico prejudica diretamente a continuidade do atendimento.
"Quando um profissional deixa o posto, é interrompida a relação construída com pacientes, familiares, equipes e com a própria comunidade. O processo de criação de vínculo e confiança leva, em média, um ano", explica Marcella. Ela defende investimentos estruturais para manter os médicos em regiões mais vulneráveis.
A pesquisa, baseada em dados de plataformas como Datasus, Sisab, Vigitel, Sisvan, e-Gestor AB, Ipeadata e Sidra/IBGE, também aponta outras dificuldades enfrentadas pela APS, como falhas na cobertura vacinal, rastreamento de câncer e atendimento de doenças crônicas.
Para os especialistas, apesar das limitações dos dados, o painel serve como uma importante ferramenta para os gestores públicos aprimorarem o atendimento nas unidades de saúde da base do SUS.

Comentários

Outras Notícias

[Síndrome silenciosa pode afetar fertilidade e atingir até 13% das mulheres inférteis]
Saúde

Síndrome silenciosa pode afetar fertilidade e atingir até 13% das mulheres inférteis

27 de Junho de 2025

Foto: Reprodução

[Conselho Federal de Medicina Veterinária define novas regras para publicidade profissional]
Saúde

Conselho Federal de Medicina Veterinária define novas regras para publicidade profissional

27 de Junho de 2025

Foto: Divulgação

[Brasil declara erradicada a gripe aviária em granjas comerciais e busca retomada das exportações]
Saúde

Brasil declara erradicada a gripe aviária em granjas comerciais e busca retomada das exportações

27 de Junho de 2025

Foto: Arquivo/Agência Brasil

[Psicóloga baiana assume presidência do Conselho Federal de Psicologia com foco em direitos humanos]
Política

Psicóloga baiana assume presidência do Conselho Federal de Psicologia com foco em direitos humanos

27 de Junho de 2025

Foto: Conselho Federal de Psicologia

[Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento]
Saúde

Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento

26 de Junho de 2025

Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Vila Velha

[Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS]
Saúde

Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS

26 de Junho de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil