Rotatividade de médicos na Atenção Básica atinge regiões mais carentes e preocupa especialistas
11 de Junho de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (2) revelou que a rotatividade de médicos na Atenção Primária à Saúde (APS) chegou a 33,9% entre os anos de 2022 e 2024. A saída frequente de profissionais se concentra, especialmente, em estados com menor PIB per capita, como Maranhão e Paraíba.
Em contrapartida, unidades da federação com maior desenvolvimento econômico, como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, apresentam menores índices de evasão médica. A pesquisa foi conduzida pela organização Umane em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da FGV, e está disponível no Observatório da Saúde Pública.
De acordo com Marcella Abunahman, médica de família e comunidade e uma das responsáveis pela análise, a instabilidade no quadro médico prejudica diretamente a continuidade do atendimento.
"Quando um profissional deixa o posto, é interrompida a relação construída com pacientes, familiares, equipes e com a própria comunidade. O processo de criação de vínculo e confiança leva, em média, um ano", explica Marcella. Ela defende investimentos estruturais para manter os médicos em regiões mais vulneráveis.
A pesquisa, baseada em dados de plataformas como Datasus, Sisab, Vigitel, Sisvan, e-Gestor AB, Ipeadata e Sidra/IBGE, também aponta outras dificuldades enfrentadas pela APS, como falhas na cobertura vacinal, rastreamento de câncer e atendimento de doenças crônicas.
Para os especialistas, apesar das limitações dos dados, o painel serve como uma importante ferramenta para os gestores públicos aprimorarem o atendimento nas unidades de saúde da base do SUS.
Comentários
Outras Notícias
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana
16 de Janeiro de 2026Ao lado de apoiadores, sindicalistas e membros de movimentos sociais, o pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) fez o trajeto completo da tradicional Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15) em Salvador.
Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia
15 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023