SUS amplia opções de tratamento para dermatite atópica com novos medicamentos
13 de Junho de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de três novos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) voltados ao tratamento da dermatite atópica (DA), uma condição crônica de pele que afeta principalmente crianças. A incorporação, publicada no Diário Oficial no fim de maio, representa um avanço significativo na oferta de alternativas terapêuticas, especialmente para casos mais graves ou resistentes aos tratamentos tradicionais.
Foram adicionados ao SUS:
Tacrolimo: pomada de alto custo;
Furoato de mometasona: pomada;
Metotrexato: medicamento oral para casos severos.
A dermatite atópica é marcada por inflamações, coceiras intensas e lesões que costumam aparecer em regiões como pescoço, cotovelos e atrás dos joelhos. Estima-se que mais de 500 mil brasileiros convivem com a doença. Crianças são as mais afetadas, com uma incidência de 7,3%, seguidas por adolescentes (5,3%) e adultos (3 a 7%).
As novas opções são indicadas principalmente para pacientes que não respondem bem aos corticoides ou que possuem contraindicação ao uso. Embora não seja contagiosa, a DA tem componentes genéticos e pode ser desencadeada por fatores emocionais.
Comentários
Outras Notícias
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana
16 de Janeiro de 2026Ao lado de apoiadores, sindicalistas e membros de movimentos sociais, o pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) fez o trajeto completo da tradicional Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15) em Salvador.
Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia
15 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023