Brasil declara erradicada a gripe aviária em granjas comerciais e busca retomada das exportações
27 de Junho de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Arquivo/Agência Brasil
O Brasil comunicou oficialmente à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) que concluiu o chamado “vazio sanitário” relacionado ao único foco de gripe aviária detectado em granja comercial, ocorrido em maio em Montenegro (RS). A medida, parte do protocolo internacional, foi encerrada em 18 de junho.
Com isso, o país se autodeclara livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em granjas comerciais. Apesar disso, ainda aguarda o reconhecimento formal da OMSA e a reabertura dos mercados por mais de 40 países que suspenderam as importações de aves brasileiras.
Durante o período, o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) adotou medidas rigorosas de desinfecção e controle, encerradas sem novos registros. O Japão, por sua vez, foi o único país a ampliar o embargo com base em um caso doméstico no interior do Mato Grosso — diferente da produção comercial.
O Brasil exporta 35% de sua produção anual de carne de frango, sendo a China o maior importador individual. O governo brasileiro trabalha para regionalizar as restrições, argumentando que o único foco comercial ocorreu em Montenegro.
LEGENDA:
O Brasil concluiu o vazio sanitário exigido após o caso isolado de gripe aviária em granja comercial e notificou oficialmente à OMSA sua condição de país livre da doença. Com o controle eficaz, o governo agora articula a retomada das exportações. A medida é estratégica para proteger o agronegócio e reafirmar a robustez do sistema sanitário nacional.
Comentários
Outras Notícias
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana
16 de Janeiro de 2026Ao lado de apoiadores, sindicalistas e membros de movimentos sociais, o pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) fez o trajeto completo da tradicional Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15) em Salvador.
Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia
15 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023