Bahia tem 3,8 UBS por 100 mil habitantes, aponta levantamento do Ministério da Saúde
08 de Julho de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Imagem ilustrativa / Betto Jr. / Secom
De acordo com o Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde, divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (30), a Bahia possui 3,8 UBS para cada 100 mil habitantes. O estudo foi baseado em dados coletados em 2024 e analisou a infraestrutura e funcionamento de mais de 44 mil unidades em todo o Brasil.
Na Bahia, 4.562 unidades de Atenção Primária à Saúde participaram da pesquisa, considerando uma população de mais de 14 milhões de pessoas. O estado aparece entre os três com maior número absoluto de UBSs no país, atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo, e lidera a região Nordeste.
O levantamento também indicou que cerca de 31,5% das unidades da região nordestina precisam de reformas, enquanto mais de 60% relataram não necessitar de melhorias estruturais no momento.
A pesquisa foi coordenada pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS) e contou com a colaboração de instituições como a OPAS, Conasems e Abrasco.
Comentários
Outras Notícias
Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico
09 de Março de 2026Foto: Reprodução / Shutterstock
Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados
09 de Março de 2026Foto: Reprodução / Agência Brasil
Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste
09 de Março de 2026Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia
09 de Março de 2026Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias
Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime
08 de Março de 2026Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula
08 de Março de 2026Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023