Saúde

Anvisa aprova novo tratamento para câncer de próstata metastático resistente

07 de Agosto de 2025 - Redação Pernambués agora
[Anvisa aprova novo tratamento para câncer de próstata metastático resistente]

Foto: TV Brasil

A Anvisa autorizou o uso de uma nova combinação de medicamentos para tratar câncer de próstata avançado com metástase e resistência ao bloqueio hormonal. A dupla formada por talazoparibe e enzalutamida é indicada para pacientes cuja doença continua evoluindo mesmo após a terapia hormonal tradicional.
Segundo especialistas, cerca de 20% dos casos desenvolvem a forma metastática resistente. Um grupo ainda mais grave, com mutação no gene HRR, representa aproximadamente 4% dos diagnósticos. Essa mutação prejudica a reparação celular e torna o tumor mais agressivo.
Em 2023, mais de 17 mil homens morreram em decorrência do câncer de próstata, segundo dados do Ministério da Saúde. A nova terapia, embora promissora, ainda não está disponível no SUS. O custo mensal da combinação gira em torno de R$ 50 mil.
Estudos clínicos demonstraram que o uso dos dois medicamentos reduziu em 55% a progressão da doença em pacientes com mutação HRR. O oncologista Frederico Leal, da Unicamp, reforça que esse perfil é mais propenso a espalhar o câncer para outros tecidos, e o novo protocolo pode representar uma esperança importante nesses casos.
Apesar do avanço, médicos reforçam que o diagnóstico precoce ainda é o principal aliado contra o câncer de próstata. A recomendação é que homens iniciem o rastreamento a partir dos 50 anos, ou aos 45, no caso de histórico familiar.

Comentários

Outras Notícias