Saúde

Anvisa aprova novo tratamento para câncer de próstata metastático resistente

07 de Agosto de 2025 - Redação Pernambués agora
[Anvisa aprova novo tratamento para câncer de próstata metastático resistente]

Foto: TV Brasil

A Anvisa autorizou o uso de uma nova combinação de medicamentos para tratar câncer de próstata avançado com metástase e resistência ao bloqueio hormonal. A dupla formada por talazoparibe e enzalutamida é indicada para pacientes cuja doença continua evoluindo mesmo após a terapia hormonal tradicional.
Segundo especialistas, cerca de 20% dos casos desenvolvem a forma metastática resistente. Um grupo ainda mais grave, com mutação no gene HRR, representa aproximadamente 4% dos diagnósticos. Essa mutação prejudica a reparação celular e torna o tumor mais agressivo.
Em 2023, mais de 17 mil homens morreram em decorrência do câncer de próstata, segundo dados do Ministério da Saúde. A nova terapia, embora promissora, ainda não está disponível no SUS. O custo mensal da combinação gira em torno de R$ 50 mil.
Estudos clínicos demonstraram que o uso dos dois medicamentos reduziu em 55% a progressão da doença em pacientes com mutação HRR. O oncologista Frederico Leal, da Unicamp, reforça que esse perfil é mais propenso a espalhar o câncer para outros tecidos, e o novo protocolo pode representar uma esperança importante nesses casos.
Apesar do avanço, médicos reforçam que o diagnóstico precoce ainda é o principal aliado contra o câncer de próstata. A recomendação é que homens iniciem o rastreamento a partir dos 50 anos, ou aos 45, no caso de histórico familiar.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches]
Política

Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches

17 de Janeiro de 2026

De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.

[SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho]
Bahia

SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho

16 de Janeiro de 2026

A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba

[Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana]
Bahia

Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana

16 de Janeiro de 2026

Ao lado de apoiadores, sindicalistas e membros de movimentos sociais, o pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) fez o trajeto completo da tradicional Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15) em Salvador.

[Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda]
Saúde

Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda

15 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia]
Saúde

Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia

15 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta]
Bahia

Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta

15 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil