Saúde

Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino

21 de Agosto de 2025 - Redação Pernambués agora
[Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino]

Foto: Fernando Ogura / Secom

Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA) e do hospital Memorial Sloan Kettering, em Nova York, desenvolveram uma vacina experimental que apresentou resultados iniciais positivos contra os cânceres de pâncreas e de intestino.
O estudo, publicado na revista Nature Medicine, relata a primeira fase dos testes clínicos. A vacina ELI-002 2P foi projetada para estimular o sistema imunológico a atacar mutações KRAS (G12R e G12D), presentes em cerca de 25% dos pacientes com câncer.
Participaram da pesquisa 25 pessoas (20 com câncer de pâncreas e cinco com câncer colorretal), todas já submetidas a tratamentos convencionais. Em 84% dos casos, houve resposta imune significativa, e em 24% os biomarcadores tumorais desapareceram completamente.
Especialistas consideram os resultados promissores, embora alertem para o número reduzido de participantes e o curto tempo de acompanhamento. A expectativa é que novos estudos, já em andamento, ampliem a amostra e testem a vacina em mais variantes da mutação KRAS.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches]
Política

Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches

17 de Janeiro de 2026

De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.

[SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho]
Bahia

SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho

16 de Janeiro de 2026

A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba

[Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana]
Bahia

Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana

16 de Janeiro de 2026

Ao lado de apoiadores, sindicalistas e membros de movimentos sociais, o pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) fez o trajeto completo da tradicional Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15) em Salvador.

[Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda]
Saúde

Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda

15 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia]
Saúde

Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia

15 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta]
Bahia

Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta

15 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil