Ministério da Saúde amplia acesso a mamografia preventiva a partir dos 40 anos
29 de Setembro de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: José Cruz / Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (23), uma atualização nas diretrizes para rastreamento do câncer de mama no SUS. Agora, mulheres de 40 a 49 anos poderão realizar mamografias mesmo sem sintomas da doença. A decisão leva em conta que essa faixa etária concentra 23% dos casos e que a identificação precoce aumenta as chances de tratamento bem-sucedido.
Até então, o exame era indicado rotineiramente apenas para mulheres a partir dos 50 anos. Com a nova recomendação, o procedimento deverá ser solicitado em conjunto com o profissional de saúde, que orientará sobre riscos e benefícios.
Em 2024, o SUS já havia realizado mais de 1 milhão de mamografias em mulheres com menos de 50 anos, representando 30% do total de exames. Outra mudança anunciada foi a ampliação da faixa etária máxima para rastreamento preventivo, que passou de 69 para 74 anos. Dados do ministério mostram que 60% dos diagnósticos acontecem entre 50 e 74 anos.
Segundo a pasta, a atualização aproxima o Brasil de protocolos internacionais, como os adotados na Austrália, e reforça a meta de ampliar o diagnóstico precoce de uma doença que, apenas no último ano, registrou 37 mil novos casos no país.
Comentários
Outras Notícias
Crise no Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães se agrava com paralisação médica e rescisão contratual anunciada pela Sesab
06 de Junho de 2026Hospital em Porto Seguro tem atividades médicas paralisadas | FOTO: Divulgação |
Atriz baiana Raissa Xavier dá voz à heroína nordestina em nova animação brasileira
05 de Junho de 2026Foto: Reprodução/Instagram/ Raissa Xavier
Devinho Novaes lidera contratações do São João 2026 e tem aumento no valor do cachê
05 de Junho de 2026Foto: Instagram
SUS amplia vacinação e passa a oferecer imunizante com maior proteção contra pneumonia e meningite
05 de Junho de 2026Foto: Lucas Moura / Secom PMS
Sesab inicia processo para troca da gestão do Hospital Regional de Porto Seguro após identificar irregularidades
05 de Junho de 2026Foto: Márcio Rocha / Saúde GovBA
Especialistas destacam importância da qualidade dos óvulos na preservação da fertilidade feminina
03 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023