Vacina contra HPV reduz até 67% das lesões pré-cancerosas e 58% dos casos de câncer de colo do útero no país, mostra estudo da Fiocruz
08 de Outubro de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
Vacina contra HPV reduz até 67% das lesões pré-cancerosas e 58% dos casos de câncer de colo do útero no país, mostra estudo da Fiocruz
Matéria reformulada:
Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado na revista The Lancet, revelou que a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) reduziu em até 67% as lesões pré-cancerosas graves (NIC3) e em 58% os casos de câncer do colo do útero entre mulheres brasileiras de 20 a 24 anos.
A pesquisa, realizada com apoio da Royal Society e do CNPq, analisou dados do SUS entre 2019 e 2023, abrangendo mais de 60 milhões de mulheres por ano. Mesmo antes da faixa etária indicada para rastreamento (25 anos), os resultados mostraram forte impacto preventivo da vacina.
Os cientistas destacaram que a eficácia da imunização é comprovada também em países de média renda, como o Brasil, e representa um passo fundamental para eliminar o câncer de colo do útero como problema de saúde pública.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece a vacina gratuitamente desde 2014. Em 2024, o Brasil adotou o esquema de dose única e, no ano seguinte, ampliou o público-alvo, incluindo adolescentes de 15 a 19 anos e grupos prioritários como usuários de PrEP e pacientes imunossuprimidos.
Comentários
Outras Notícias
Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico
09 de Março de 2026Foto: Reprodução / Shutterstock
Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados
09 de Março de 2026Foto: Reprodução / Agência Brasil
Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste
09 de Março de 2026Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia
09 de Março de 2026Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias
Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime
08 de Março de 2026Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula
08 de Março de 2026Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023