Saúde

OPAS/OMS confirma que Brasil permanece livre da circulação endêmica do sarampo

17 de Novembro de 2025 - Redação Pernambués agora
[OPAS/OMS confirma que Brasil permanece livre da circulação endêmica do sarampo]

Foto: OMS/ONU

O Brasil recebeu, mais uma vez, o reconhecimento da Comissão Regional de Monitoramento da OPAS/OMS por manter o país livre da circulação endêmica do vírus do sarampo. O resultado reforça o comprometimento das autoridades sanitárias com a vacinação e a resposta rápida aos casos importados.
O anúncio ocorre em um momento de alerta para o continente, já que as Américas perderam o status de região livre da doença. Atualmente, cerca de 95% dos casos registrados estão concentrados no Canadá, México e Estados Unidos.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comemorou a conquista e reforçou que o Brasil segue abastecendo todo o país com vacinas.
“A vacinação é nossa principal ferramenta de proteção. A imunização está disponível gratuitamente para pessoas de 12 meses a 59 anos, e estamos empenhados em evitar a reintrodução do vírus”, afirmou.
A OPAS destacou o fortalecimento da vigilância epidemiológica, especialmente diante de casos importados, e o aumento consistente da cobertura vacinal. Em 2024, o Brasil alcançou 95,80% de cobertura da primeira dose da tríplice viral e 80,43% da segunda. Dados preliminares de 2025 indicam crescimento contínuo, com 91,51% e 75,53% de cobertura, respectivamente.

Comentários

Outras Notícias

[Davi Brito anuncia divulgação para empresas com valores a partir de R$ 500]
Fofoca

Davi Brito anuncia divulgação para empresas com valores a partir de R$ 500

21 de Outubro de 2026

Foto: Instagram

[Anvisa determina apreensão de tirzepatida e retatrutida vendidas sem registro]
Saúde

Anvisa determina apreensão de tirzepatida e retatrutida vendidas sem registro

21 de Outubro de 2026

Foto: Caroline Morais/Ministério da Saúde

[Lente experimental analisa lágrimas para acompanhar sinais associados ao estresse]
Saúde

Lente experimental analisa lágrimas para acompanhar sinais associados ao estresse

21 de Outubro de 2026

Foto: [crédito não informado no material original]

[Morte de Maradona: advogado do filho mais novo pede penas de até 16 anos para profissionais de saúde]
Fofoca

Morte de Maradona: advogado do filho mais novo pede penas de até 16 anos para profissionais de saúde

21 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução / Eltrece TV

[Com caminhadas e diálogo com a população, SindilimpBA reforça apoio a Lula e à valorização da limpeza urbana]
Política

Com caminhadas e diálogo com a população, SindilimpBA reforça apoio a Lula e à valorização da limpeza urbana

21 de Outubro de 2026

Equipes do SindilimpBA intensificam diálogo político nas ruas de Salvador e cidades do interior da Bahia | FOTO: Divulgação |

[Com 29 dedos, gato dos Estados Unidos conquista recorde no Guinness]
Mundo

Com 29 dedos, gato dos Estados Unidos conquista recorde no Guinness

20 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução/Blue Northern Maine Coons