Vacina nonavalente contra HPV passa a incluir prevenção de cânceres de cabeça e pescoço
12 de Fevereiro de 2026 - Redação Pernambués agora
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
A vacina nonavalente contra o HPV (papilomavírus humano), disponível exclusivamente na rede privada, teve sua bula atualizada e agora passa a incluir a prevenção do câncer de orofaringe e de outros tumores de cabeça e pescoço relacionados ao vírus.
Segundo o oncologista Marcos André Costa, do Hospital Nove de Julho, o Brasil utilizava até então apenas a vacina quadrivalente, que protege contra os genótipos 6, 11, 16 e 18. Em 2023, foi aprovada no país a vacina nonavalente, que amplia a cobertura para outros tipos oncogênicos: 31, 33, 45, 52 e 58.
No Sistema Único de Saúde (SUS), o imunizante ofertado para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos segue sendo o quadrivalente, cuja bula ainda não foi atualizada e indica prevenção contra cânceres do colo do útero, vulva, vagina, ânus, além de verrugas genitais. Ainda assim, especialistas destacam que ambas as vacinas protegem contra o HPV tipo 16, responsável pela maior parte dos casos de câncer de orofaringe.
A infectologista Rosana Richtmann, consultora em vacinas da Dasa, afirma que a proteção oferecida pelas duas versões do imunizante contra esses tumores tende a ser semelhante. Estudos indicam que a vacinação reduz de forma significativa a infecção persistente pelo vírus, principal fator de risco para o desenvolvimento dos cânceres associados ao HPV.
De acordo com especialistas, cerca de 40% dos tumores de cabeça e pescoço estão ligados ao HPV, com maior incidência entre homens. A ampliação da indicação da vacina tem potencial para impactar positivamente esse grupo, especialmente pela ausência de métodos de rastreamento padronizados para o câncer de orofaringe.
Na rede privada, a vacina nonavalente pode ser aplicada em pessoas de 9 a 45 anos, com custos que variam conforme o número de doses. Atualmente, não há solicitação para incorporação do imunizante no SUS.
A Anvisa aprovou a atualização da bula em dezembro, com base em estudos de vida real, incluindo pesquisas realizadas no Brasil, que demonstraram redução significativa da infecção oral pelo HPV entre pessoas vacinadas.
Comentários
Outras Notícias
Davi Brito anuncia divulgação para empresas com valores a partir de R$ 500
21 de Outubro de 2026Foto: Instagram
Anvisa determina apreensão de tirzepatida e retatrutida vendidas sem registro
21 de Outubro de 2026Foto: Caroline Morais/Ministério da Saúde
Lente experimental analisa lágrimas para acompanhar sinais associados ao estresse
21 de Outubro de 2026Foto: [crédito não informado no material original]
Morte de Maradona: advogado do filho mais novo pede penas de até 16 anos para profissionais de saúde
21 de Outubro de 2026Foto: Reprodução / Eltrece TV
Com caminhadas e diálogo com a população, SindilimpBA reforça apoio a Lula e à valorização da limpeza urbana
21 de Outubro de 2026Equipes do SindilimpBA intensificam diálogo político nas ruas de Salvador e cidades do interior da Bahia | FOTO: Divulgação |
Com 29 dedos, gato dos Estados Unidos conquista recorde no Guinness
20 de Outubro de 2026Foto: Reprodução/Blue Northern Maine Coons
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023