Saúde

Anvisa proíbe repelente da marca Repele após reprovação em teste de eficácia

25 de Maio de 2026 - Redação Pernambués agora
[Anvisa proíbe repelente da marca Repele após reprovação em teste de eficácia]

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar do repelente da marca Repele, fabricado pela empresa Mavaro Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda. A decisão foi divulgada nesta semana após o produto ser reprovado em testes laboratoriais relacionados ao princípio ativo IR3535.
A análise foi realizada pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, responsável por avaliar a eficácia do composto utilizado em repelentes de insetos. Segundo a Anvisa, o IR3535 atua criando uma barreira de odor na pele para afastar insetos.
Além do repelente, a agência também anunciou medidas envolvendo outros medicamentos e produtos. Entre eles está a suspensão da comercialização do fosfato dissódico de dexametasona 4 mg/ml, produzido pela Hypofarma, após identificação de alteração na solução quando misturada com determinados medicamentos.
Outro caso envolve a Rosuvastatina 20 mg, após suspeita de troca de embalagens em lote de Atorvastatina cálcica. De acordo com a Anvisa, os recolhimentos ocorreram de forma voluntária pelas empresas responsáveis.
A agência também determinou a apreensão de diversos produtos comercializados sem registro sanitário, incluindo compostos e garrafadas com promessas terapêuticas para diferentes doenças.

Comentários

Outras Notícias

[Hospital Municipal do Homem completa dois anos com mais de 16 mil cirurgias em Salvador]
Saúde

Hospital Municipal do Homem completa dois anos com mais de 16 mil cirurgias em Salvador

09 de Julho de 2026

Foto: Divulgação

[Pesquisa identifica antidepressivo no cérebro de tubarões no litoral do Rio de Janeiro ]
Educação

Pesquisa identifica antidepressivo no cérebro de tubarões no litoral do Rio de Janeiro

09 de Julho de 2026

Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

[Matheus e Kauan são alvos de ação por supostos crimes contra honra]
Brasil

Matheus e Kauan são alvos de ação por supostos crimes contra honra

09 de Julho de 2026

Foto: SBT

[Jack Johnson confirma três apresentações no Brasil em fevereiro de 2027]
Brasil

Jack Johnson confirma três apresentações no Brasil em fevereiro de 2027

09 de Julho de 2026

Foto: Divulgação

[Antes da fama nos gramados, Haaland já chamou atenção como rapper na adolescência]
Esportes

Antes da fama nos gramados, Haaland já chamou atenção como rapper na adolescência

08 de Julho de 2026

Foto: Reprodução/Instagram (@erling)

[Mercado reduz previsão da inflação para 5,30% em 2026]
Economia

Mercado reduz previsão da inflação para 5,30% em 2026

08 de Julho de 2026

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil