Saúde

Bahia integra força-tarefa nacional para ampliar cirurgias e reduzir filas do SUS

01 de Julho de 2026 - Redação Pernambués agora
[Bahia integra força-tarefa nacional para ampliar cirurgias e reduzir filas do SUS]

Foto: Camila Sanabria/MS

A Bahia participa neste fim de semana de uma mobilização promovida pelo Ministério da Saúde para ampliar a realização de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa reúne hospitais privados e filantrópicos que atenderão pacientes da rede pública em troca de compensações financeiras relacionadas a débitos tributários.
No estado, o Hospital Alagoinhas e a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana irão realizar 171 procedimentos adicionais, incluindo cirurgias de vesícula, hérnia, próstata e útero.

A ação faz parte do programa Agora Tem Especialistas, criado para reduzir o tempo de espera por exames, consultas e procedimentos especializados de pessoas que aguardam na fila da regulação.

Em todo o país, cerca de 16 mil procedimentos serão realizados em 20 estados, com participação de 46 unidades de saúde. Além da parceria com hospitais privados e filantrópicos, o governo também reativou centros cirúrgicos públicos que estavam sem funcionamento devido à falta de profissionais, equipamentos ou insumos.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa busca ampliar rapidamente a capacidade de atendimento do SUS e acelerar o acesso da população aos serviços especializados.

Comentários

Outras Notícias