Saúde

Camaçari será a segunda cidade baiana a contar com novo teste de HIV a partir de março

20 de Fevereiro de 2014 - Piatã

O novo teste tem 99% de segurança no resultado e é realizado a partir da coleta de fluido labial, diferente do anterior que era feito a partir de uma amostra de sangue

No próximo mês de março, Camaçari contará com um novo teste rápido para detecção do vírus HIV. A iniciativa será implantada no município pelo Grupo Gay de Camaçari (GGC) e Grupo Anti-Aids de Camaçari (GAAC), em parceria com o Ministério da Saúde e apoio da Coordenação DST/AIDS da cidade.

O novo teste tem 99% de segurança no resultado e é realizado a partir da coleta de fluido labial, diferente do anterior que era feito a partir de uma amostra de sangue, retirada de uma pequena perfuração no dedo. O diagnóstico é confirmado por meio de uma triagem.

O coordenador financeiro e de projetos do GGC, Paulo Costa, informou que a princípio apenas Salvador e Camaçari oferecerá o teste na Bahia, e contemplará inicialmente, gays, lésbicas, homem que faz sexo com outro homem e travestis, além de usuários de drogas. “O GGC é uma organização não-governamental com referência nacional, com trabalho reconhecido, por isso fomos escolhidos como um dos pioneiros a oferecer o teste no estado”, declarou.

A iniciativa será realizada em espaços públicos como praças, bares, pontos de atuação de travestis e locais freqüentados por usuários para o consumo de drogas. Os testes serão feitos periodicamente, através de um cronograma estabelecido pelo GGC. “Existe a intenção de o governo federal disponibilizar esses kits para venda, no sentido de desmistificar o tabu em torno do HIV, fazendo com os que forem diagnosticados com a AIDS busquem o serviço de saúde e assim obtenha mais qualidade de vida”, completou.

De acordo com o presidente do GGC, Paulo Paixão, o GGC sempre tem buscado mecanismos e ações que visam promover a garantia dos direitos LGBT. “Essa é mais uma das iniciativas que oferecemos para o movimento, além das que realizamos desde a fundação do Grupo, a exemplo de orientação de saúde e jurídica, bem como ações educacionais”, finalizou.

Comentários

Outras Notícias

[Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações]
Mundo

Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações

27 de Abril de 2026

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

[Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19]
Saúde

Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19

27 de Abril de 2026

Foto: Myke Sena/MS

[Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador]
Saúde

Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador

27 de Abril de 2026

Foto: Roseane Argolo / Ascom SMS

[Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador]
Educação

Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador

27 de Abril de 2026

Foto: Agência Brasil

[Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B]
Saúde

Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B

26 de Abril de 2026

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

[Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos]
Saúde

Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos

26 de Abril de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil