Mais da metade dos brasileiros têm excesso de peso, segundo pesquisa
27 de Agosto de 2013 - PiatãDados são do mais recente levantamento Vigitel, do Ministério da Saúde. Levantamento revelou que 51% dos brasileiros têm sobrepeso.
No Brasil, 51% da população tem excesso de peso. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, esta é a primeria vez que o índice de sobrepeso atinge mais da metade da população brasileira.

O dado é da mais recente pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que está sendo divulgada nesta terça-feira (27) em coletiva de imprensa.
O levantamento corresponde a dados coletados em 2012 por meio de 45 mil entrevistas feitas por telefone com os moradores das capitais brasileiras e do Distrito Federal. A pesquisa Vigitel divulgada no ano passado, baseada em levantamento de 2011, apontava que 48,5% da população tinha excesso de peso. Em 2006, primeiro ano avaliado pela pesquisa, esse índice era de 43%.
"A tendência de crescimento da obesidade mostra que precisamos agir ou chegaremos a patamares como do Chile e EUA", diz o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Ainda segundo a pesquisa, 8% das mulheres estão obesas. Entre os homens, a obesidade atinge 16%. A obesidade é caracterizada por um índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m2. Já o excesso de peso é caracterizado por um IMC maior que 25 kg/m2.
“Temos o desafio de barrar crescimento contínuo do excesso de peso e da obesidade em homens e mulheres", diz Barbosa. Ele acrescenta que a obesidade pode ser combatida "desde a cantina da escola à lanchonete da empresa" e que os pais não devem permitir que as crianças substituam água por refrigerante.
De acordo com Barbosa, frutas e hortaliças estão presentes regularmente no cardápio de 45% daqueles brasileiros que concluíram, no mínimo,12 anos de estudo. Nesse mesmo grupo, 45% pratica algum tipo de atividade física no horário livre de lazer.
O secretário observa que o indicador mais preocupante é o que revela o consumo excessivo de gordura saturada: mais da metade da população consome leite integral regularmente. Ele lembra que o ideal, para adultos, é o consumo de leite desnatado.
As informações são do G1.
Comentários
Outras Notícias
![Júnior Lima revela que filha foi diagnosticada com síndrome renal rara [Júnior Lima revela que filha foi diagnosticada com síndrome renal rara ]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237928/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Júnior Lima revela que filha foi diagnosticada com síndrome renal rara
25 de Julho de 2025Foto: Instagram
![Peixe-leão é encontrado no sul da Bahia e acende alerta para impactos ambientais [Peixe-leão é encontrado no sul da Bahia e acende alerta para impactos ambientais]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237927/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Peixe-leão é encontrado no sul da Bahia e acende alerta para impactos ambientais
25 de Julho de 2025Foto: Reprodução / TV Bahia
![Diante de tensões geopolíticas, Senado discute criação de sistema de GPS nacional [Diante de tensões geopolíticas, Senado discute criação de sistema de GPS nacional]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237926/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Diante de tensões geopolíticas, Senado discute criação de sistema de GPS nacional
25 de Julho de 2025Foto: Reprodução Redes Sociais
![MP-BA investiga possíveis irregularidades em contratos de publicidade da Prefeitura de Salvador no BRT [MP-BA investiga possíveis irregularidades em contratos de publicidade da Prefeitura de Salvador no BRT]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237925/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MP-BA investiga possíveis irregularidades em contratos de publicidade da Prefeitura de Salvador no BRT
25 de Julho de 2025Foto: Bruno Concha / Secom PMS
![Brasil registra uma gravidez adolescente a cada 23 jovens por ano, aponta estudo [Brasil registra uma gravidez adolescente a cada 23 jovens por ano, aponta estudo ]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237924/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil registra uma gravidez adolescente a cada 23 jovens por ano, aponta estudo
24 de Julho de 2025Foto: TV Brasil
![Gominho se despede de Preta Gil com desabafo emocionante nas redes [Gominho se despede de Preta Gil com desabafo emocionante nas redes]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237923/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Gominho se despede de Preta Gil com desabafo emocionante nas redes
24 de Julho de 2025Foto: Instagram
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023