Pesquisa: Salvador tem maior percentual de adultos com consumo abusivo de álcool
27 de Agosto de 2013 - PiatãA pesquisa revelou que 27% dos adultos na capital baiana apresentaram consumo abusivo de bebida alcoólica nos últimos 30 dias

A última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012) aponta que Salvador tem o maior percentual de adultos que apresentaram consumo abusivo de bebida alcoólica nos últimos 30 dias, entre 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal.
O estudo, divulgado nesta terça-feira (27), considera consumo abusivo de álcool cinco doses ou mais entre homens e quatro doses ou mais entre mulheres.
A pesquisa revela que 27% dos adultos na capital baiana apresentaram este quadro. A diferença é de cinco pontos percentuais de Teresina (22%), que ocupa a 2ª posição do ranking.
Quando o assunto é álcool e direção, a Lei Seca deve estar contribuindo para a conscientização dos soteropolitanos: o estudo apenas registrou 7% dos adultos em Salvador que dirigem após consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica.
O índice, similar em Natal, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e João Pessoa, é menos da metade do registrado em Florianópolis (16%), que ocupa o topo do ranking.

O estudo também mostrou que quase a metade dos adultos de Salvador tem excesso de peso. A pesquisa realizou 45 mil entrevistas por telefone com pessoas maiores de 18 anos e residentes nas 26 capitais e no Distrito Federal.

As informações são do IBahia..
Comentários
Outras Notícias
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Ivete Sangalo comandará trio elétrico no Circuito Preta Gil no Carnaval do Rio em 2026
21 de Janeiro de 2026Foto: Rafa Mattei
Escola de Dança da Funceb vai sortear 93 bolsas gratuitas para Cursos Livres em 2026
21 de Janeiro de 2026Foto: Lucas Malkut
Solange Almeida relembra saída do Aviões do Forró e diz que foi pressionada a assumir decisão
21 de Janeiro de 2026Foto: TV Cultura
Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos
20 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação/Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023