Saúde

Sucos de frutas com antioxidantes ajudam a retardar o envelhecimento

10 de Janeiro de 2012 - Piatã

As frutas são ricas em vitaminas e minerais que fazem bem à saúde.


A nutricionista Thiala Duarte criou duas receitas de sucos que ajudam a firmar a pele e a prevenir o envelhecimento.

O suco firmador da pele leva: uma xícara de romã, meio copo de suco de laranja, meia cenoura crua, uma colher de sobremesa de flocos de quinoa, uma colher de chá de flocos de aveia e uma colher de chá de gérmen de trigo.

Misture a quinoa, a aveia e o gérmen de trigo com um pouco de água e reserve. Bata a romã e a cenoura com um pouco de água, coe e leve esse suco novamente ao liquidificador. crescente o suco de laranja e a mistura de flocos.

“A romã hoje é o que há para firmar a pele. Ela é muito rica em ácido elágico; é a grande queridinha dos cientistas, é muito antioxidante e retarda o envelhecimento dessa pele. Usamos aí a quinoa, cheia de minerais que participam da formação do colágeno também. A aveia é cheia de silício. Entre as fibras de colágeno e elastina, há silício; então o silício é importante pra que a pele fique firme. O gérmen de trigo, cheio de vitamina, barra um monte de enzimas que acabam com o nosso colágeno, além de ser um excelente antioxidante", explica a nutricionista.

O outro suco é também um ótimo antioxidante e leva uma xícara de abacaxi, uma xícara de melão, uma castanha do Pará picada, três amêndoas picadas, 50 ml. de chá branco e folhas de manjericão.

Bata o abacaxi, o melão e um pouco de água. Coe e acrescente ao esse suco coado, a castanha e as amêndoas picadas. Depois coloque o chá branco e as folhas de manjericão.

“Nós colocamos betacaroteno, do melão; a vitamina C do abacaxi. Colocamos castanha do Pará, que é cheia de vitamina E e demos um toque especial com as catequinas do chá branco, que são fitonutrientes muito antioxidantes”, diz Thiala.

Como qualquer suco, o ideal é que você beba imediatamente após o preparo, para que ele não perca parte dos nutrientes. Se não houver jeito, você tiver que esperar, guarde na geladeira, mas por, no máximo, duas horas. Antes de beber o suco, mexa bem.

“Se a pessoa fizer uso desses sucos todos os dias é melhor ainda. Retarda o envelhecimento e o aparecimento de doenças degenerativas que vem aí com esse processo de muita produção de radicais livres”, garante.

Suco firmador:

- 1 xícara de romã
- 1/2 copo de suco de laranja
- 1/2 cenoura crua
- 1 colher de sobremesa de flocos de quinoa
- 1 colher de chá de flocos de aveia
- 1 colher de chá de gérmen de trigo

Suco antioxidante:

- 1 xícara de abacaxi
- 1 xícara de melão
- 1 castanha do Pará picada
- 3 amêndoas picadas
- 50 ml. de chá branco
- folhas de manjericão

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias