Cuidado com os alimentos na praia
11 de Janeiro de 2012 - PiatãCasos de intoxicação alimentar aumentam cerca de 20% no verão. Veja algumas dicas para evitar problemas de saúde na sua família durante as férias.
É tempo de férias. Nessa época muitas famílias decidem viajar para locais como clubes, praias ou campos. Porém, é também nesse período que os hospitais registram um aumento de 20% nos casos de intoxicações alimentares. Por isso, é muito importante tomar alguns cuidados especiais em relação à alimentação durante o verão. Só dessa forma você pode curtir as férias sem colocar em risco a saúde da sua família.
No que devemos ficar atentos?
Devemos dar atenção aos locais onde compramos os alimentos, como supermercados, restaurantes, lanchonetes e quiosques. Os casos de intoxicação são principalmente decorrentes de alimentos mal armazenados ou estragados que levam a sintomas como diarreia, vômitos, desidratação, mal estar geral entre outros.
O cuidado com que o vamos ingerir deve ser intensificado. Preste muita atenção no odor, no saber e na forma de armazenamento dos alimentos. Fique atento à higiene do estabelecimento, dos produtos e mesmo dos garçons que servem a comida. No supermercado, não se esqueça de ler os rótulos das embalagens e verificar a data de vencimento, antes de comprar qualquer ingrediente. Através dessas simples atitudes podemos evitar problemas gastrintestinais, infecções e intoxicações alimentares.
No caso das praias: o cuidado com a comida fora de casa precisa ter atenção redobrada. É importante verificar a higiene e limpeza dos carrinhos, isopores, utensílios, bem como na forma de armazenamento dos produtos que são vendidos nas areias das praias. Repare se os vendedores utilizam roupas adequadas e luvas para o manuseio do alimento. Caso contrário, não compre produtos para não colocar em risco a sua saúde.
Uma boa forma de evitar problemas é levar de casa os alimentos prontos. Faça você mesmo a preparação de sanduiches com cuidado e higiene. Embale tudo e coloque em um isopor adequadamente refrigerado e limpo. Leve bastante água, sucos naturais e frutas para se alimentar a beira mar.
Quais os alimentos mais saudáveis em piscinas e praias?
É muito comum que em praias e clubes o acesso a alimentos gordurosos como frituras e porções seja aumentado. Esses são os alimentos mais consumidos no verão. Porém, é importante evitar esse tipo de alimentação, trocando-a por comidas mais saudáveis como:
A desidratação é um problema grave, e pode ocorrer facilmente devido à alta temperatura. Por isso, o ideal é consumir alimentos leves, de fácil digestão e que ajudem na reposição de água e sais minerais perdidos na transpiração devido ao calor.
Evite alimentos como:
Frituras em geral;
Salgadinhos industrializados;
Comidas pesadas como feijoada;
Alimentos muito secos;
Refrigerantes.
Tome muito líquido e coma frutas, para evitar a desidratação.
É tempo de férias. Viaje com sua família ou amigos, mas não se esqueça de cuidar da saúde através da atenção com os alimentos. Só dessa forma você conseguirá evitar problemas. Além disso, na presença de qualquer sinal ou sintoma diferente, procure imediatamente um pronto socorro local.
Comentários
Outras Notícias
Após anunciar separação, Ivete Sangalo ganha abraço coletivo do público em show histórico em Salvador
02 de Dezembro de 2025Foto: X
Nova lei torna água potável e saneamento básico direitos fundamentais de estudantes em todo o país
02 de Dezembro de 2025Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Djavan celebra 50 anos de carreira com show na Arena Fonte Nova; veja preços dos ingressos
02 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Lula anuncia isenção do IR até R$ 5 mil e prevê impacto de R$ 28 bilhões na economia em 2026
02 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Youtube
VLT recebe licença prévia do Inema e obras avançam na região da Baixa do Fiscal
01 de Dezembro de 2025Foto: Joá Souza/GOVBA
Músico revela gravação de Ivete Sangalo com Shawn Mendes durante estadia do cantor em Salvador
01 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023