Saúde

Veja quais gorduras ajudam e quais prejudicam o coração

27 de Janeiro de 2012 - Piatã

Azeite e ômega 3 são exemplos de gorduras que não prejudicam o corpo e o ajudam a diminuir o LDL, sem alterar o HDL.


É comum associarmos gorduras ao risco de saúde, mas isso não é mais verdade. Algumas gorduras podem ajudar o organismo a reduzir o colesterol LDL, “o mau colesterol”, mas sem alterar o HDL, o “bom colesterol” que representa a redução de risco cardiovascular.



Evite:
Derivados de leite – manteiga, leite integral, queijos gordos, entre outros derivados, fazem parte do grupo de gorduras saturadas o que pode acarretar no aumento do peso e, como consequência, o mau funcionamento do organismo. Sendo assim, substitua-os por leite desnatado e queijo branco.
Carnes gordas e frango com pele – se escolher carne vermelha, prefira cozida, pois ela retira grande parte do que prejudica nosso intestino, e também corte toda a pele do frango ao prepará-lo, porque é nela que se encontra boa parte do colesterol.
Bolachas, biscoitos e balas – Esses alimentos combinam gordura e açúcar, dois nutrientes difíceis na digestão, se consumidos em excesso, vão direto para corrente sanguínea na forma de colesterol ruim.

Consuma:
Azeite extra virgem e Omega 3 – esses dois óleos diminuem a chance de formação de placas de gorduras nas veias do coração e podem ser usados no dia a dia no preparo de pratos e saladas.
Peixes – Possui uma quantidade pequena de gordura e libera pouco colesterol ruim na corrente sanguínea durante a digestão. Acrescente na sua alimentação: pescada, bacalhau e salmão.
Soja – Ela é rica em cálcio e vitamina, ajuda no controle da pressão arterial e ainda aumenta o cálcio dos ossos e dentes, prevenindo a osteoporose.

Comentários

Outras Notícias

[Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações]
Mundo

Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações

27 de Abril de 2026

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

[Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19]
Saúde

Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19

27 de Abril de 2026

Foto: Myke Sena/MS

[Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador]
Saúde

Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador

27 de Abril de 2026

Foto: Roseane Argolo / Ascom SMS

[Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador]
Educação

Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador

27 de Abril de 2026

Foto: Agência Brasil

[Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B]
Saúde

Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B

26 de Abril de 2026

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

[Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos]
Saúde

Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos

26 de Abril de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil