Saúde

EUA encontram pesticida ilegal em suco de laranja do Brasil

30 de Janeiro de 2012 - Piatã

Alimentos com agrotóxicos podem causar doenças


As autoridades americanas bloquearam nove amostras de suco de laranja originários de Brasil e Canadá, depois que seu conteúdo deu positivo para um fungicida ilegal no país.

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, da sigla em inglês) disse que foi detectado no suco de laranja o carbendazim, um pesticida que não está autorizado para os cultivos de laranjas nos Estados Unidos, mas que é autorizado no Brasil e em outros países.

A FDA está realizando testes nos envios de suco de laranja de todos os países e de todos os produtores que embarcam o produto para os Estados Unidos depois de ter registrado vestígios de contaminação no início do mês.

A agência reguladora afirmou que o pesticida foi detectado em uma proporção de 10 partes por bilhão (ppb) em 11 amostras, duas das quais decidiram anular a venda aos Estados Unidos.

As outras nove amostras foram detidas na fronteira. Um total de 80 envios foram analisados.

Cinco carregamentos são originários do Brasil e seis do Canadá.

No início de janeiro, a FDA informou que encontrou vestígios de carbendazim que pareciam proceder de pesticidas aplicados em laranjais.

O químico estava presente em "baixos níveis" em alguns derivados de suco de laranja importados do Brasil, afirmaram as autoridades americanas.

No entanto, a Agência de Proteção Ambiental realizou uma análise preliminar de riscos e concluiu que o consumo de suco com carbendazim em baixos níveis "não é seguro".

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias