Um em cada 10 médicos já mentiu para os pacientes
10 de Fevereiro de 2012 - Piatã11% dos profissionais já falaram coisas que não eram de fato verdade para os pacientes.
Todo mundo conta uma mentira eventualmente, até mesmo os médicos. Segundo estudo publicado no journal Health Affairs, 11% dos profissionais já falaram coisas que não eram de fato verdade para os pacientes no último ano.
A pesquisa, organizada por médicos da Universidade de Medicina de Harvard e por profissionais de outras universidades, também identificou que 34% dos entrevistados não concordam totalmente com a ideia de que os médicos devem divulgar todos os erros médicos aos pacientes afetados.
De acordo com os pesquisadores, a descoberta levanta preocupações de que alguns pacientes não recebem informações completas e precisas do médico.
O resultado também questiona se o cuidado centrado no paciente, filosofia da medicina para respeitar as preferências, necessidades e valores individuais, é respeitada sem transparência por parte dos médicos.
Os pesquisadores entrevistaram cerca de 1.900 médicos de diversas especialidades e 55% deles admitiram já passar um prognóstico de forma mais positiva do que realmente era.
Para os autores do estudo, um dos possíveis motivos para os médicos adotarem esse comportamento é não querer que os pacientes percam fé no tratamento e em uma possível cura.
A publicação também aponta outros motivos. como falta de treinamento do profissional para lidar com essa situação, incerteza no prognóstico e pedidos dos familiares do paciente.
Mais pesquisas são necessárias para entender melhor quando e por que os médicos acham normal não falar a verdade sempre aos pacientes.
Comentários
Outras Notícias
Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde
23 de Janeiro de 2026Foto: Agência Brasil
Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução
Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026
23 de Janeiro de 2026Foto: Márcia Santana/Ascom SSP
Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução/Internet
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023