Cuidar: Unidade de saúde comemorou três anos de funcionamento
05 de Março de 2012 - PiatãO Cuidar conta com o Centro de Oncologia,Centro de Anemia Falciforme e o Centro de Reabilitação.

Profissionais de saúde do Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), pacientes e autoridades municipais participaram, na manhã desta sexta-feira (2), do terceiro aniversário na unidade de saúde voltada para pessoas com câncer e doenças falciformes. Pacientes deram um brilho às comemorações dos trabalhos do Cuidar com homenagens feitas para os funcionários, que se emocionaram com as mensagens.
A coordenadora do Centro de Oncologia (Ceonc) revelou estar feliz pelos resultados apresentados com os três anos de existência do Cuidar. “Hoje a gente tem cerca de três mil pacientes acompanhados aqui no Ceonc, então é um dos serviços que mais tem usuários cadastrados em acompanhamentos e isso reflete muito na vida de cada camaçariense de forma positiva”, disse.
O secretário de Saúde do município, Vital Sampaio, exaltou o trabalho feito pelo Cuidar. “É difícil a gente encontrar a nível de município e de estado uma organização como essa. Nós temos algumas dificuldades ainda na saúde, o que é normal em qualquer município, mas estamos a frente de muitas cidades maiores do que a gente, mas que não têm isso que nós oferecemos para a nossa população”, disse.
Para o secretário, o importante é conseguir manter a qualidade do serviço prestado à população. “Nós não pensamos em crescer mais esta unidade por agora. Acho que o importante é a gente trabalhar para conseguir manter a qualidade do Cuidar, oferecendo um trabalho importante e de referência dentro do município”, esclareceu.
Crispina santos Teixeira, 44 anos, moradora do Phoc II, foi detectada com o câncer de mama há 3 anos, e hoje é paciente do Cuidar. Ela garante que foi bem acolhida pela equipe da instituição. “Fui muito bem recebida pelo pessoal aqui, eles realmente tratam a gente muito bem e eu nunca tive do que reclamar”, relatou.
A Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) é um dos núcleos que compõem o Cuidar. O coordenador do núcleo, Tiago Souza Novais, ressalta a importância da instalação do setor dentro do Cuidar. “Antes as pessoas iam até o Hemoba, em Salvador, para fazer esse tipo de atendimento. Com a implantação do Cuidar essas pessoas passaram a ter esse atendimento especializado em Camaçari, e já nos tornamos referência com o trabalho que fazemos aqui”, destacou.
Por Henrique da Mata
Comentários
Outras Notícias
Após anunciar separação, Ivete Sangalo ganha abraço coletivo do público em show histórico em Salvador
02 de Dezembro de 2025Foto: X
Nova lei torna água potável e saneamento básico direitos fundamentais de estudantes em todo o país
02 de Dezembro de 2025Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Djavan celebra 50 anos de carreira com show na Arena Fonte Nova; veja preços dos ingressos
02 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Lula anuncia isenção do IR até R$ 5 mil e prevê impacto de R$ 28 bilhões na economia em 2026
02 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Youtube
VLT recebe licença prévia do Inema e obras avançam na região da Baixa do Fiscal
01 de Dezembro de 2025Foto: Joá Souza/GOVBA
Músico revela gravação de Ivete Sangalo com Shawn Mendes durante estadia do cantor em Salvador
01 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023