Saúde

Estudo diz que vitamina E prejudica manutenção dos ossos

06 de Março de 2012 - Piatã

Os efeitos positivos de alguns nutrientes como a vitamina D na saúde dos ossos foram bem documentados, mas no caso da vitamina E existia controvérsia entre os cientistas.


Segundo um estudo feito por cientistas japoneses e divulgado nesta segunda-feira (05) pela revista britânica "Nature Medicine", os suplementos de vitamina E podem prejudicar a manutenção dos ossos.

Os efeitos positivos de alguns nutrientes como a vitamina D na saúde dos ossos foram bem documentados, mas no caso da vitamina E existia controvérsia entre os cientistas.

Experimentos anteriores, como um realizado em ratos e publicado em 2010, defendiam os benefícios de seu consumo, que potencializaria a massa óssea, e recomendavam sua ingestão por meio de alimentos como o azeite, amêndoas e verduras como o espinafre e o brócolis.



No entanto, de acordo com uma equipe de pesquisadores da Universidade de Keio, em Tóquio, a massa óssea dos ratos que receberam grandes doses de vitamina E era menor do que a daqueles que não a consumiram.

No estudo, foi comparado o que acontecia nos ossos de roedores com um déficit de vitamina E em comparação aos que receberam suplementos desse componente.

A quantidade de massa óssea é determinada pelo equilíbrio entre dois tipos de células: os osteoblastos, que interferem na criação do novo tecido ósseo, e os osteoclastos, que o deterioram.

Na pesquisa japonesa, os ratos com doses altas de vitamina E perderam massa óssea, um dado que os cientistas consideraram que se deve ao fato de que esse componente aumenta o número de osteoclastos, destruindo mais ossos em vez de criá-los. As informações são do UOL.

Comentários

Outras Notícias

[Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo]
Bahia

Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo

11 de Setembro de 2025

Foto: Rogerio Santana / GOV-RJ

[“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global]
Brasil

“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025]
Fofoca

Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025

11 de Setembro de 2025

Foto: André Carvalho / BN Hall

[Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar]
Brasil

Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez]
Saúde

OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez

10 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Diário do Nordeste

[Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios]
Saúde

Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios

10 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação/Samsung