Alimentação inadequada pode influenciar no desempenho escolar
13 de Março de 2012 - PiatãA falta de alimentação ou mesmo a alimentação inadequada na fase infantil pode resultar sérios agravos físicos, sociais e psicológicos, de acordo com a Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN).
Foto: Divulgação.Crianças na fila para a merenda escolar
Uma boa alimentação é fundamental no desenvolvimento escolar de uma criança. Os primeiros anos de vida são momentos em que mais a criança absorve a informação. Por conta disso, é importante que elas sejam estimuladas a desenvolver suas potencialidades, e para isso é necessário ter uma alimentação equilibrada e sadia que ofereça os diversos componentes fundamentais que prepararem uma base sólida para o crescimento e desenvolvimento satisfatórios da criança.
A falta de alimentação ou mesmo a alimentação inadequada na fase infantil pode resultar sérios agravos físicos, sociais e psicológicos, de acordo com a Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN).De acordo com especialistas, as crianças que se alimentam mal apresentam limitações de aprendizagem e não respondem adequadamente aos estímulos, reduzindo o interesse diante do ato de brincar, estudar e explorar o novo.
Estudos realizados por especialistas em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelaram que crianças que se alimentam de forma insuficiente e inadequada sofrem com dificuldade de concentração, problemas com a coordenação motora e comprometimento na aquisição/formulação do conhecimento.
Em entrevista ao RMS Notícias, o nutricionista Iuri Lima explica que os alimentos gordurosos são responsáveis por afetar o rendimento escolar das crianças. “Os alimentos gordurosos e bastante calóricos faz com que as crianças fiquem fracas, sonolentas, e isso, consequentemente, acaba afetando o desempenho escolar do aluno”, afirma.
Para o especialista, refrigerantes e frituras são inimigos ferrenhos do desempenho escolar. “Alimentos como refrigerantes e qualquer derivado de fritura devem ser evitados e trocados por frutas e sucos provenientes da fruta”, recomenda. Ele disse ainda que muitas escolas já estão se adaptando ao novo padrão de alimentação escolar. “A maioria das escolas particulares estão terceirizando a cantina da escola e colocando a disposição dos alunos alimentos mais saudáveis, como sanduíches naturais, sucos e frutas. Essa é a tendência também das escolas municipais”, destaca.
Por Henrique da Mata
Comentários
Outras Notícias
Após anunciar separação, Ivete Sangalo ganha abraço coletivo do público em show histórico em Salvador
02 de Dezembro de 2025Foto: X
Nova lei torna água potável e saneamento básico direitos fundamentais de estudantes em todo o país
02 de Dezembro de 2025Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Djavan celebra 50 anos de carreira com show na Arena Fonte Nova; veja preços dos ingressos
02 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Lula anuncia isenção do IR até R$ 5 mil e prevê impacto de R$ 28 bilhões na economia em 2026
02 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Youtube
VLT recebe licença prévia do Inema e obras avançam na região da Baixa do Fiscal
01 de Dezembro de 2025Foto: Joá Souza/GOVBA
Músico revela gravação de Ivete Sangalo com Shawn Mendes durante estadia do cantor em Salvador
01 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023