Bahia ganhará 164 academias gratuitas de saúde
10 de Maio de 2012 - PiatãForam selecionados dois mil polos no país
A Bahia teve 164 projetos aprovados pelo Ministério da Saúde para implantação de academias de saúde. Os projetos, distribuídos entre 151 municípios, integram o Programa Academia da Saúde, que visa contribuir para a promoção da saúde da população, a partir da implantação de pólos com infra-estrutura, equipamentos e profissionais qualificados para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer, além do estímulo a hábitos saudáveis de alimentação.
Segundo o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, vários municípios têm demonstrado interesse nas academias, “o que mostra a importância do Programa e sua aceitação pelos municípios baianos". Lançado no ano passado pelo Ministério da Saúde, o Programa Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer.
Em todo o Brasil, foram selecionados dois mil polos, que serão instalados em 1.828 municípios. Na Bahia, conforme o diretor da Atenção Básica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Ricardo Heinzelmann, os municípios que tiveram projetos aprovados já estão recebendo recursos do Ministério da Saúde e dando início à instalação das academias.
Foto: Divulgação.
Heinzemalnn explica ainda que a implantação dos projetos está sendo feita com apoio técnico da Diretoria da Atenção Básica (DAB) da Sesab e que o funcionamento destes espaços será vinculado às equipes da Estratégia de Saúde de Família, a quem caberá, inclusive, identificar os usuários.
Sedentarismo - O secretário Jorge Solla avalia que a obesidade é um grave problema de saúde, que tem afetado não somente os adultos, mas também a população jovem. "É imprescindível a prioridade na adoção de práticas mais saudáveis de vida, na alimentação e na prática de exercícios. Somos cada dia mais sedentários, e precisamos mudar esse hábito".
O Ministério da Saúde define as Academias da Saúde como mais do que espaços públicos de lazer, e sim meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde. A construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).
Comentários
Outras Notícias
Após anunciar separação, Ivete Sangalo ganha abraço coletivo do público em show histórico em Salvador
02 de Dezembro de 2025Foto: X
Nova lei torna água potável e saneamento básico direitos fundamentais de estudantes em todo o país
02 de Dezembro de 2025Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Djavan celebra 50 anos de carreira com show na Arena Fonte Nova; veja preços dos ingressos
02 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Lula anuncia isenção do IR até R$ 5 mil e prevê impacto de R$ 28 bilhões na economia em 2026
02 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Youtube
VLT recebe licença prévia do Inema e obras avançam na região da Baixa do Fiscal
01 de Dezembro de 2025Foto: Joá Souza/GOVBA
Músico revela gravação de Ivete Sangalo com Shawn Mendes durante estadia do cantor em Salvador
01 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023