Saúde

Uma em cada 4 mulheres com câncer de ovário é fumante ou consome álcool

14 de Dezembro de 2011 - Piatã

De acordo com levantamento feito pelo Instituto do Câncer de São Paulo, esses dois fatores podem estar diretamente relacionados ao aumento de riscos para desenvolver a doença.


Levantamento do Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp) aponta que uma em cada quatro mulheres com câncer de ovário assumiu o consumo de álcool e tabaco.

Segundo a pesquisa realizada com 2.435 pessoas, entre as mulheres atendidas na clínica de ginecologia, 34% apresentam câncer de ovário. Em segundo lugar está o câncer de colo de útero, presente em 26% das pacientes.

Das 824 pacientes com diagnóstico de câncer de ovário, 27% assumem o consumo regular de álcool ou tabaco, fatores que podem estar diretamente relacionados ao aumento de risco para o problema. Além disso, 23% das mulheres são jovens e têm até 45 anos, 27% têm entre 46 e 55 anos, outros 27% entre 56 e 65 anos, e 23% mais de 66 anos.

O que chama a atenção no estudo é o fato de que a proporção na incidência destes dois tipos de cânceres no Instituto é diferente da apresentada pela população em geral, onde o número de casos de tumores de colo de útero é três vezes superior ao de ovário. A explicação para isso pode estar relacionada à complexidade do tratamento.

Comentários

Outras Notícias

[Servidores do Hospital das Clínicas denunciam flanelinhas e falta de vagas no Canela ]
Bahia

Servidores do Hospital das Clínicas denunciam flanelinhas e falta de vagas no Canela

30 de Julho de 2025

Foto: Arquivo Pessoal

[Fibromialgia será considerada deficiência no Brasil a partir de 2026 ]
Saúde

Fibromialgia será considerada deficiência no Brasil a partir de 2026

30 de Julho de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Doenças respiratórias causam mais de 5 mil mortes na Bahia só em 2025]
Bahia

Doenças respiratórias causam mais de 5 mil mortes na Bahia só em 2025

30 de Julho de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[La Fúria transforma febre do “Morango do Amor” em hit do momento]
Fofoca

La Fúria transforma febre do “Morango do Amor” em hit do momento

30 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Título: Tarifaço de Trump ameaça avanço das exportações tecnológicas brasileiras]
Economia

Título: Tarifaço de Trump ameaça avanço das exportações tecnológicas brasileiras

29 de Julho de 2025

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

[Parangolé lança clipe de “Cabaré do Parango” com energia e swing baiano]
Bahia

Parangolé lança clipe de “Cabaré do Parango” com energia e swing baiano

29 de Julho de 2025

Foto: Divulgação