Saúde

Banco de sangue de Camaçari continua precisando de doação

30 de Dezembro de 2011 - Piatã

De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre as pessoas que doaram sangue nos últimos cinco anos, 40% o fizeram duas vezes por ano.

Devido à necessidade de suprir a demanda no período das festas de final de ano, o banco de sangue do Hospital Geral de Camaçari (HGC) pede que a população intensifique as doações.

De acordo com a coordenadora do setor, Laura Passos, o estoque da unidade está em nível razoável, mesmo assim, ela solicita que aos moradores que adiram à campanha de doação e procurem o banco de sangue independente do tipo sanguíneo. “A gente espera que a população colabore e pratique esse ato de solidariedade abastecendo o nosso posto”, diz.

Mais do que captar um doador, o que os hemocentros querem é criar a fidelização dos doadores, isto é, fazer com que as pessoas doem com freqüência para garantir o abastecimento das unidades.

De acordo com dados da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (MS), entre as pessoas que doaram sangue nos últimos cinco anos, 40% o fizeram duas vezes por ano – índice aquém do ideal.

A doação de sangue é uma garantia para pacientes que passaram por cirurgias, que fizeram tratamento de câncer e doença renal crônica, por exemplo. Sem contar em casos de acidentes e catástrofes naturais.

Segundo Laura Passos, muitos mitos ainda atrapalham a doação de sangue. “Muitas pessoas têm medo de doar porque acham que é muito doloroso ou que vão sentir-se mal depois da doação. O que não é verdade”.

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. No dia da doação a pessoa não pode ter consumido álcool nem alimentos com alto teor de gordura no dia anterior. Apenas a carteira de identidade é suficiente para efetuar a doação.

Em Camaçari, a coleta de sangue é feita no heocentro do HGC, segundas e quintas-feiras das 8h às 12h e às terças e quartas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 16. Mais informações através do telefone 3621-2277.

Por Henrique da Mata

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias