Saúde

Bolsas nas pálpebras podem indicar risco cardíaco

09 de Novembro de 2011 - Piatã

Eis mais um motivo para você ficar atenta àquelas terríveis bolsas abaixo das pálpebras que se formam na região dos olhos: um estudo realizado na Dinamarca afirma que marcas amarelas nas pálpebras podem ser um sinal de risco de ataque cardíaco e outras doenças do coração.


A pesquisa, publicada no site especializado British Medical Journal, mostra que pessoas com as lesões cutâneas, conhecidas como xantelasmas, estão 48% mais propensas a ter problemas no coração. Isso porque essas pequenas bolsas de tom amarelado situadas nas pálpebras são formadas por depósito de colesterol.

O acompanhamento foi realizado com mais de 10 mil pessoas. Segundo os pesquisadores, o xantelasma eleva em 51% o risco de ataque cardíaco, 40% de infarto e 20% de morte. Para os voluntários pesquisados que tinham o colesterol em níveis normais, as bolsinhas de gordura representaram um aumento de 17% nas chances de problemas no coração.

A boa notícia é que sinalizar que a gordura das pálpebras pode ser um reflexo do que ocorre no coração de pessoas magras, e com o colesterol controlado, a pesquisa propõe uma mudança no diagnóstico feito por especialistas. Ainda segundo o estudo, a associação entre o xantelasma e o acúmulo de gordura nas artérias – causa e consequência dos problemas cardíacos graves – representa uma novidade no diagnóstico e amplia as possibilidades de controle e prevenção, porque acentua o papel do cardiologista em uma doença que aparentemente requer apenas atenção de um dermatologista ou cirurgião plástico.

Remoção das bolsas
Os tratamentos são variados e visam destruir ou remover as lesões. Eles podem ser feitos por meio da aplicação de substâncias cáusticas para a cauterização química, eletrocoagulação, laser ou retirada cirúrgica com fechamento por sutura (pontos). “A escolha do tipo de tratamento vai depender da extensão das lesões e de cada caso, devendo ser indicado pelo dermatologista”, explica Marcelle Cunha, fisioterapeuta dermatofuncional da Clínica Arthys.

A cirurgia da pálpebra, cujo nome técnico é Blefaroplastia, é um procedimento criado para corrigir o problema e pode ser feita isoladamente, ou em conjunção com outros procedimentos faciais de cirurgia como um lifting ou elevação das sobrancelhas. A cirurgia ainda pode ser associada a outros procedimentos de medicina estética como preenchimento e toxina botulínica.

É importante lembrar que as bolsas nas pálpebras têm origem genética sem grandes explicações. Embora muito associada à obesidade, muitas pessoas com o peso adequado e que possuem uma alimentação regrada apresentam o problema.

Comentários

Outras Notícias

[Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações]
Bahia

Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes ]
Esportes

Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico]
Bahia

Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Produtos de beleza com menção à cannabis são retirados do mercado brasileiro]
Saúde

Produtos de beleza com menção à cannabis são retirados do mercado brasileiro

31 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Hemp Vegan

[Servidores do Hospital das Clínicas denunciam flanelinhas e falta de vagas no Canela ]
Bahia

Servidores do Hospital das Clínicas denunciam flanelinhas e falta de vagas no Canela

30 de Julho de 2025

Foto: Arquivo Pessoal

[Fibromialgia será considerada deficiência no Brasil a partir de 2026 ]
Saúde

Fibromialgia será considerada deficiência no Brasil a partir de 2026

30 de Julho de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil