Saúde

Consumo de gorduras trans pode estar associado à depressão

28 de Novembro de 2011 - Piatã

Evidências atuais correlacionam alguns fatores nutricionais com o desenvolvimento de depressão.


Um recente estudo sugere que a ingestão de gorduras trans (GT) pode associar-se ao desenvolvimento de depressão.

O presente estudo teve como objetivo avaliar a associação entre a ingestão de gorduras (ácidos graxos) e o uso de gorduras culinárias com a incidência de depressão em uma população espanhola do Mediterrâneo. A pesquisa foi realizada entre 1999 e 2010, e incluiu 12.059 espanhóis com idade média de 37,5 anos.Todos estavam livres de sintomas depressivos no início do estudo.

A pesquisa incluiu um questionário de frequência alimentar validado, o qual foi utilizado para estimar a ingestão de gorduras saturadas (GS), gorduras poliinsaturadas (GP), gorduras trans (GT) e gorduras culinárias como o azeite de oliva, óleos de sementes, manteiga, entre outras. Durante o seguimento, os participantes foram avaliados quanto ao desenvolvimento de depressão, bem como a necessidade da utilização de antidepressivos.

Durante um seguimento médio de 6 anos, 657 novos casos de depressão foram identificados. Após as devidas análises estatísticas os indivíduos que ingeriram maiores quantidade de GT apresentaram um risco relativo 42% maior de desenvolvimento de sintomas depressivos.

As GT são sintetizadas durante o processo de hidrogenação dos óleos vegetais na produção de margarinas duras, bolos, biscoitos e sorvetes. Este tipo de gordura eleva o LDL-C ("colesterol ruim") e reduz o HDL-C ("colesterol bom"), por isso, favorece o processo de aterosclerose (formação de placas de gorduras nas artérias).

Estes achados sugerem que as doenças cardiovasculares e depressão podem compartilhar algumas determinantes comuns nutricionais relacionados aos tipos de ingestão de gordura.

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias