Secretaria Estadual da Saúde desconhece o Zika Vírus
06 de Maio de 2015 - PiatãEnquanto a população espera uma postura da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) sobre a virose que assola a Bahia e já chega em outros estados, o Zika Vírus, a Sesabe afirma que não foi notificada oficialmente pelos pesquadores da Universidade Federal da Bahia sobre os casos de Zika Virus. O órgão considerou que em 50% das 500 amostras coletadas de pacientes com doenças exantemáticas ditas indeterminadas, o resultado foi positivo para dengue.
A situação é tão grave que as amostras estão sendo avaliadas no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Salvador, no laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro e em um centro de estudos americano. Além da dengue, há resultados positivos para rubéola, sarampo e Parvovirus B19.
Em nota a Sesab declara, “não podemos considerar que todas as manifestações de doenças exantemáticas sejam Zika Virus, que pertence ao gênero Flavivírus da família Flaviviridae, a mesma da febre amarela, febre do nilo, dengue e chikungunya, por exemplo”.
De 15 de fevereiro até 30 de abril de 2015, foram notificados 5067 casos de doenças exantemáticas indeterminada, sendo a maior concentração nos municípios de Camaçari (2.296); Salvador (1.051); Simões Filho (486); Jequié (396); Itiúba (222); Valença (66); Feira de Santana (40); Ruy Barbosa (31); Várzea do Poço (25); Ibiquera (21); Camamu (20); Una (19); Itacaré (17); São José da Vitória (16); Ponto Novo (14); Santo Antônio de Jesus (12); Filadélfia (10); Itatim (10) e São Felipe (10).
Comentários
Outras Notícias
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Ivete Sangalo comandará trio elétrico no Circuito Preta Gil no Carnaval do Rio em 2026
21 de Janeiro de 2026Foto: Rafa Mattei
Escola de Dança da Funceb vai sortear 93 bolsas gratuitas para Cursos Livres em 2026
21 de Janeiro de 2026Foto: Lucas Malkut
Solange Almeida relembra saída do Aviões do Forró e diz que foi pressionada a assumir decisão
21 de Janeiro de 2026Foto: TV Cultura
Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos
20 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação/Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023