Saúde

Terceirizados da saúde no Estado estão sem salário há um mês e prometem parar

15 de Maio de 2015 - Piatã

Trabalhadores terceirizados, contratados pela Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS), que prestam serviço à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), prometem parar as atividades caso continuem sem receber os salários referentes ao mês de abril.

A entidades filantrópica tem contrato com a pasta da Saúde e, desde janeiro deste ano os pagamentos dos funcionários passaram a ser pagos só depois do dia 15 do mês seguinte ao trabalhado.

A Fesf-SUS informou que os atrasos nos pagamentos dos salários são por conta dos atrasos nos repasses por parte da Sesab.

A organização informou que só nesta sexta-feira (15) os repasses referentes aos serviços prestados no mês anterior foram transferidos para a conta da Fundação. A entidade informou que tenta regularizar ainda hoje os pagamentos dos funcionários, entre eles médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Com o impasse, os atendimentos como o Programa de Assistência Domiciliar, que atua em Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Jequié, Lauro de Freitas, Vitória Conquista, que contam com 200 profissionais da área correm risco de parar na Bahia.

Ao todo, 700 pacientes de média e alta complexidade devem ficar sem atendimento. “Podemos paralisar as atividades, não por falta de compromisso, mas chega a um ponto desesperador. Estamos entre a cruz e a espada. Por um lado, pacientes com as mais diversas enfermidades e, por outro lado, não temos mais dinheiro para trabalhar”, lamentou um dos funcionários, contatado pela reportagem, que preferiu não divulgar seu nome, por medo de represálias.

A Sesab ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Comentários

Outras Notícias

[Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo]
Bahia

Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo

11 de Setembro de 2025

Foto: Rogerio Santana / GOV-RJ

[“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global]
Brasil

“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025]
Fofoca

Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025

11 de Setembro de 2025

Foto: André Carvalho / BN Hall

[Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar]
Brasil

Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez]
Saúde

OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez

10 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Diário do Nordeste

[Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios]
Saúde

Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios

10 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação/Samsung