Veneno de abelha destrói vírus da AIDS, dizem pesquisadores
18 de Junho de 2015 - Diogenes MatosO veneno da abelha é conhecido por corromper as paredes celulares, incluindo de células cancerígenas, e tem sido alvo de estudo nos últimos anos.
Segundo informações do site científico Portugal Mundial, uma pesquisa recente conduzida pela Washington University School of Medicine em St. Louis, nos Estados Unidos, aponta que as nanopartículas que carregam a toxina do veneno de abelha podem destruir o vírus da Imunodeficiência humana (AIDS), enquanto deixam as células saudáveis intocadas. A substância carregada pelas nanopartículas é a melittina, que é o principal componente atio do veneno de abelha, que fundi com o vírus HIV e destrói o seu envólucro protetor enquanto, por ação molecular se previne que as nanopartículas exerçam o mesmo efeito nas células normais do corpo humano. Segundo o médico Samuel A. Wickline, e o professor de ciênci biomédica, J. Hornsby, a melittina é uma toxina que provoca algo como 'buracos' no envólucri protetor das células do vírus HIV e de outros vírus de igual forma. "Uma grande quantidade de melittina pode causar enormes danos irreparáveis, mas em conjunto com uma terapia anti-viral, pode ser útil no combate a vírus e células cancerígenas. O estudo dos pesquisadores também foi publicado no jornal Terapias Antivirais. Atualmente, no mundo, 34 milhões de pessoas vivem com o vírus HIV. Destas, 3 milhões são menores de 15 anos.
O veneno da abelha é conhecido por corromper as paredes celulares, incluindo de células cancerígenas, e tem sido alvo de estudo nos últimos anos.
Comentários
Outras Notícias
Câmara aprova proposta que transfere simbolicamente capital do país para Salvador no 2 de Julho
11 de Março de 2026Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
SAC realiza mutirão gratuito para emissão da nova identidade de idosos na Bahia
11 de Março de 2026Foto: Divulgação
Projeto quer obrigar redes sociais a remover conteúdo de ódio contra mulheres
11 de Março de 2026Foto: Reprodução / Redes sociais
Semana do Sono 2026 chama atenção para efeitos da falta de descanso na saúde
11 de Março de 2026Foto: Divulgação
Homem baleado em tentativa de assalto recebe tratamento experimental com polilaminina na Bahia
10 de Março de 2026Foto: Stephanie Venâncio
Bahia registra mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais ocorrências no Nordeste
10 de Março de 2026Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023