Música estimula o desempenho da atividade física
12 de Agosto de 2015 - Maíra LimaA música também ativa a área de prazer do cérebro, liberando dopamina, o composto associado à sensação de bem-estar.
Ouvir música durante a atividade física libera substâncias químicas no cérebro que ajudam a reduzir a dor e a sensação de cansaço do exercício. E, por consequência, aumenta o desempenho. É o que revela um artigo publicado no jornal The Independent.
Uma das explicações vem de Robin Dunbar, professor de psicologia de Oxford, estudioso do assunto: "Quando ouvimos música o cérebro libera analgésicos naturais que agem no corpo, como a morfina. E, se interagimos com a música, seja cantando ou dançando, a liberação destes compostos é ainda maior." Mais: quando a música é escolhida sob medida para determinado treino, o exercício torna-se mais fácil de ser praticado.
Estudos científicos mostram que após seis minutos de música, o esforço do exercício físico cai drasticamente. "Já sabíamos que a música tinha um papel revigorante. Mas estamos agora entrando em uma nova fase de pesquisas científicas, para avaliar as transformações biológicas causadas pela música", disse o pesquisador do assunto, Daniel Bowling, do departamento de Biologia Cognitiva da Universidade de Viena, ao jornal The Independent.
Tratalhos recentes mostram que em seis minutos, a música já começa a agir no cérebro de forma a desviar a atenção da dor. A música também ativa a área de prazer do cérebro, liberando dopamina, o composto associado à sensação de bem-estar.
As informações são da Veja Online.
Comentários
Outras Notícias
STF invalida lei de Simões Filho que autorizava empréstimo de R$ 85 milhões
23 de Outubro de 2026Foto: Wallace Martins/STF
Bahia destina R$ 7,2 milhões a 20 novas viaturas para reforçar policiamento em 11 municípios
23 de Outubro de 2026Foto: Alan Dantas/SSP
Anvisa autoriza medicamento para pacientes com tipo específico de câncer de pulmão avançado
23 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
Meta retira do Instagram vídeo de MC Cabelinho sobre Flávio Bolsonaro e cita restrição a conteúdos com IA
23 de Outubro de 2026Foto: Reprodução / Instagram @mccabelinho @revelando.brasil
Angélica anuncia voto em Lula e aponta defesa da democracia como motivo da decisão
22 de Outubro de 2026Foto: Crédito não informado no material enviado.
Ruivo Baiano relata perda de perfil no Instagram e pede ajuda para divulgar conta alternativa
22 de Outubro de 2026Foto: Reprodução / Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023