Brasil

Especialistas discutem riscos e impactos da adultização precoce de crianças no Brasil

29 de Agosto de 2025 - Redação Pernambués agora
[Especialistas discutem riscos e impactos da adultização precoce de crianças no Brasil]

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil (Imagem ilustrativa)

O fenômeno da adultização infantil, cada vez mais debatido no Brasil, foi tema do podcast Saúde360, do Bahia Notícias, nesta terça-feira (26). No programa, a psicóloga Ana Paula Pitiá e a ginecologista Patrícia Almeida analisaram como a exposição precoce de crianças a comportamentos e responsabilidades de adultos pode afetar o desenvolvimento emocional e físico.
O debate ganhou força após denúncia feita pelo humorista Felca, que acusou o influenciador Hytalo Santos de exploração infanto-juvenil em vídeo publicado no início de agosto. A repercussão mobilizou políticos, especialistas e famílias em torno da criação de mecanismos de proteção digital para menores.
Patrícia Almeida destacou os danos da hipersexualização precoce e a importância de uma educação que promova diálogo e cuidado com o corpo. Já Ana Paula Pitiá ressaltou que crianças apenas reproduzem exemplos que recebem de casa e da sociedade, e que cabe aos pais filtrar influências externas, como músicas, roupas e comportamentos.
As especialistas reforçaram a necessidade de um olhar mais atento da família e da sociedade como um todo, para evitar que a exposição antecipada comprometa a formação emocional e psicológica de crianças e adolescentes.

Comentários

Outras Notícias