Cultura

Banda Didá comemora 30 anos e homenageia Neguinho do Samba; veja como participar de desfile do grupo

05 de Fevereiro de 2024 - Redação Pernambués agora
[Banda Didá comemora 30 anos e homenageia Neguinho do Samba; veja como participar de desfile do grupo]

Neguinho é o criador do samba-reggae e foi um dos fundadores do Olodum e da própria Banda Didá / Foto Acervo Banda Didá

Fundada em 1993, a Banda Didá, primeiro grupo musical de percussão exclusivamente feminina de Salvador vai comemorar os 30 anos de fundação neste Carnaval. A banda escolheu o músico Neguinho do Samba, criador do grupo, como homenageado desta folia.

A repórter da TV Aratu Ana Portela, que já fez parte da Banda Didá, foi à sede do bloco para mostrar os preparativos para a folia. O tema da Didá foi intitulado “Neguinho do Samba, O Grande Afrofuturista Brasileiro”.

Falecido em 2009, Neguinho é o criador do samba-reggae e também foi um dos fundadores do Olodum. Filho de uma lavadeira de Salvador, o música usava as bacias da mãe para batucar na infância e revolucionou a música baiana.

DESFILE

Na reportagem, a reportagem explica ainda que a palavra “didá” significa “o poder da criação” em iorubá. A maestrina Adriana Portela falou sobre o desfile da Didá no Carnaval: “Esse desfile vai ser maravilhoso, vão ter elementos misturados, representatividades afrofuturistas e pessoas da música popular brasileira”.

A Banda Didá vai desfilar no sábado e segunda de Carnaval (10 e 12/2). Para participar, é necessário se inscrever até esta terça-feira (6/2) e pagar uma taxa de R$ 80 pelo site do grupo. As fantasias serão entregues na quinta e sexta-feira (8 e 9/2).

Comentários

Outras Notícias