“Greve começa e não sabe quando termina, cidades podem virar aterros a céu aberto”, diz Suíca sobre PL dos garis e margaridas
27 de Maio de 2026 - Redação Pernambués agora
Sindicalista confirma greve dos garis e margaridas até Senado apreciar PL | FOTO: Divulgação |
Trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana de todo o país podem iniciar uma greve geral caso o Senado Federal não avance na votação do Projeto de Lei 4146/2020, que regulamenta a profissão dos garis e margaridas. A informação é do ex-vereador de Salvador e diretor do SindilimpBA, Luiz Carlos Suíca (PT).
O representante da categoria confirmou, em entrevista ao programa Boa Tarde Bahia, da Band News, na última terça-feira (26), o indicativo de greve. Segundo o sindicalista, nesta quarta (27), a categoria já aprovou a paralisação por tempo indeterminado até que a proposta avance.
Suíca critica a demora para apreciação do projeto no Senado e cobra uma posição do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP). De acordo com ele, o texto já passou pela Câmara dos Deputados e atualmente conta com o apoio de 60 senadores e senadoras que assinaram o pedido de urgência para a tramitação da matéria.
O petista também destaca que a categoria considera a regulamentação da profissão uma pauta histórica e fundamental para garantir direitos aos trabalhadores da limpeza urbana. Além disso, ele afirma “que o movimento também defende outras reivindicações trabalhistas, como o fim da escala 6x1”.
Suíca ainda alerta para os impactos que uma eventual paralisação nacional dos trabalhadores da limpeza urbana pode provocar nas cidades brasileiras. “Agora temos um indicativo de greve, que é bem mais complexo porque você não sabe quando começa e quando vai terminar, e as cidades podem virar um aterro a céu aberto”.
Comentários
Outras Notícias
Governo da Bahia abre licitação para ampliar UTIs e centro cirúrgico do Hospital da Mulher
27 de Maio de 2026Foto: Antonio Queirós / GOVBA
Consórcio é escolhido para construir Centro de Diagnóstico da Mulher em Salvador por mais de R$ 6,8 milhões
27 de Maio de 2026Fotos: Betto Jr./ Secom PMS
Otto Alencar segue no comando do PSD Bahia; partido anuncia nova composição da executiva estadual
27 de Maio de 2026Foto: Reprodução / Instagram
Bahia confirma saída de Rafael Soares do comando do marketing do clube
26 de Maio de 2026Foto: Divulgação / EC Bahia
Lucas Almeida comenta saída da TV Bahia e afirma: “Não quero pena de ninguém”
26 de Maio de 2026Foto: Instagram
Adriane Galisteu e Virginia Fonseca viram alvo de processo envolvendo plataforma de apostas
26 de Maio de 2026Foto: Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023