Camaçari comemora 255 anos com povo nas ruas e trânsito lento
28 de Setembro de 2013 - PiatãO evento foi marcado, como de costume, pela pluralidade das expressões populares e também por descontentamento.

“No Sete de Setembro é algo mais organizado, são escolas e policiais, não é? Hoje é o dia que sai partido político, trabalhador em greve, pessoal de ONG. Eu considero isso aqui uma festa política”. Assim a dona de casa Deni Sena definiu o Desfile Cívico ocorrido hoje, dia 28 de setembro, em Camaçari. A cidade comemorou os 255 anos desde que o Alvará Régio deu à Aldeia do Divino Espírito Santo status de Vila, tornando-a emancipada.
O evento foi marcado, como de costume, pela pluralidade das expressões populares e também por descontentamento. Em frente ao palanque dos políticos, a fanfarra a Fanesce entoou o “Show das Poderosas”, de Anitta, e o povo começou a cantar, enquanto na bifurcação que dá acesso á Praça Abrantes havia evangélicos com cartazes chamando o povo para a Igreja. “A gente mostra esta carta porque muita gente veio para o evento beber cerveja”, contou um jovem que levava o cartaz e diz ser da Igreja Quadrangular.
E o desfile seguia com moradores da região da Orla da cidade (Arembepe, Jauá e Guarajuba) vestidos a caráter, com suas roupas de praia. Mais alguns jovens também levaram as questões ambientais para as ruas camaçarienses. “Esse dia a gente tem que aproveitar e falar coisas que toda a cidade precisa saber, como a poluição do Polo que tanto mal faz à nossa saúde”, disse a adolescente Karine Moureira, 15 anos.

Como foi dito pelo povo, a festa é política e lá estava o prefeito Ademar Delgado (PT) e coligados assistindo ao evento sob a proteção do toldo do palanque. Enquanto a oposição, debaixo de Sol, aproveitou e distribuiu panfletos. Até o meio dia, havia mais homenagem que protestos, mas corria entre a população boatos de que uma manifestação popular estava por ocorrer. A nossa reportagem não confirmou.
Trânsito lento
O trânsito estava congestionado nas principais imediações de acesso ao Centro de Camaçari. O ônibus da VSA que saiu de Simões Filho às 9h chegou à região do Mercado, na Praça Abrantes, às 10h10. O dobro do tempo normal. Ao chegar em Camaçari, na altura da região do Triângulo, o roteiro estava modificado em virtude do Desfile. O ônibus entrou pela Gleba E, dando voltas entre as ruas do bairro até chegar às proximidades da Feira, onde trânsito estava ainda mais congestionado.
Comentários
Outras Notícias
Prefeitura estima reajuste da passagem de ônibus em Salvador para cerca de R$ 5,80 em 2026
05 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Taxistas de Salvador têm até 10 de janeiro para regularizar cadastro junto à Prefeitura
05 de Janeiro de 2026Foto: Otávio Santos / Secom PMS
Ivete Sangalo inicia 2026 com música inédita e clima de Carnaval no Festival Virada Salvador
05 de Janeiro de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
De super-heróis a continuações aguardadas: veja os principais filmes que chegam aos cinemas em 2026
05 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Suíca mira 2026 defendendo justiça social, fortalecimento sindical e combate às desigualdades
02 de Janeiro de 2026Foto: Ascom Luiz Carlos Suíca
Perícia identifica metanol em bebidas ligadas à intoxicação de sete pessoas na Bahia
02 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Portal Alerta
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023