Vandalismo e popularização de celular tiram de cena o telefone público
01 de Março de 2012 - PiatãDe acordo com a concessionária OI, em 2010, aproximadamente 74 mil orelhões foram alvo do vandalismo em todo o estado.

O uso do telefone público parece ter saído de moda há muito tempo. Hoje em dia, encontrar um orelhão que funcione perfeitamente é quase como ganhar na loteria. Em várias partes do centro de Camaçari, os telefones públicos que ainda existem estão fora de funcionamento. Mas os grandes causadores dessa realidade são o vandalismo e a popularização do celular.
A venda de cartões telefônicos também já não é mais comum. Logo quando o cartão telefônico foi lançado, comerciantes vendiam os cartões que substituíram as famosas fichas telefônicas. Porém, com o passar do tempo, o cartão foi perdendo espaço com a popularização do telefone móvel. O gerente de uma loja de eletrônicos em Camaçari disse que chega a vender por dia cerca de 15 aparelhos. “Tem dias que saem até 15 celulares aqui”.
Relegado ao esquecimento, a desvalorização do cartão telefônico deixou a vendedora Janete Farias na mão. “Eu vendo cachorro quente, mas aproveitava para alugar as unidades do cartão, agora não conto mais com esse trocadinho que era pouco, mas servia”, conta.
Os números da depredação são assustadores. De acordo com a concessionária OI, em 2010, aproximadamente 74 mil orelhões foram alvo do vandalismo em todo o estado. Roubos de leitoras de cartões, monofones e teclados são os principais motivos da destruição em massa.As campânulas (cobertura dos telefones) não escapam da ação dos destruidores, cerca de 800 são danificadas a cada mês.
Por Henrique da Mata
Comentários
Outras Notícias
População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção
12 de Janeiro de 2026O serviço representa um avanço importante para a comunidade, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.
O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!
12 de Janeiro de 2026Em entrevista, a diretora Andrea Passos reforçou a importância da reforma, assim como a implementação do curso técnico, que valoriza e impulsiona toda a comunidade de Pernambués.
Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular
12 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular
12 de Janeiro de 2026Foto: Caroline Morais / Ministério da Saúde
Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial
12 de Janeiro de 2026Foto: Globo
Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução
12 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023